Atletas de Arapiraca são convocados para participar de ?peneira? da Seleção Brasileira
Três atletas que integram o time de basquete em cadeira de rodas de Arapiraca foram selecionados para participar de uma “peneira” que pode indicar a convocação efetiva no time de basquete da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas. A seletiva deve acontecer no mês de outubro em Brasília.
Os atletas Carlos Antônio Guedes, Carlos André Santos Lopes e Daniel Rodrigues, que integram o time da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima) foram escolhidos durante a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, que aconteceu em Manaus, no final do mês de julho deste ano.
O presidente da Adfima, Adriano Targino, disse que durante os jogos da competição a coordenadora técnica da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Fátima Maria Fernandes, ficava observando os atletas e selecionava aqueles que demonstravam um rendimento elevado. “Ela observava nossos atletas e pedia ao treinador Pablo Lucini para colocá-los em quadra com maior frequência para fazer uma avaliação mais detalhada”, relatou Targino.
O time da Adfima chegou invicto no final da competição e conquistou o título da Copa Norte-Nordeste. Além de ter conquistado uma das três vagas para o Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão do ano que vem, a Adfima teve os três atletas selecionados pela coordenadora técnico da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.

Para o técnico Pablo Lucini, a conquista desse título e a convocação dos atletas são o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos. “Isso tudo é importante para evidenciar a qualidade dos nossos atletas e elevar o nome de Arapiraca e de Alagoas nacionalmente”, afirmou o técnico.
Para os atletas selecionados, a participação nessa “peneira” para a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas é um momento muito especial na vida deles. “Estamos ansiosos e felizes com tudo isso que está acontecendo conosco, mas com fé e determinação vamos continuar superando nossos próprios limites”, afirmou Daniel Rodrigues.
O time da Adfima é formado por André, Cicinho, Cláudio, Valdir e Marcos, que jogam na posição de ala. Os pivôs são Robert, Welder e Daniel. O time é completado ainda por Andrezinho, que joga como ala-armador; Carlinhos, ala-pivô; e Lucas Costa, armador.
Superando limites
O presidente da Adfima afirmou que a equipe de basquete em cadeiras de rodas se formou por meio do Projeto Superando Limites – onde o principal objetivo é inserir os portadores de deficiência física em atividades esportivas. “Após finalizar todo o processo de tratamento fisioterapêutico de reabilitação muitos cadeirantes ficam ociosos e sem motivação. O projeto foi criando para elevar a autoestima e incentivar a prática de esportes. Adriano Targino revelou que além do basquete, há atletas que praticam vôlei e rugby.
Atendimentos na Adfima
A Adfima presta mensalmente atendimento a 600 pessoas portadores de necessidades especiais e pessoas que necessitam de reabilitação em decorrência de acidentes de trânsito, AVC, entre outras complicações do quadro de saúde. Recentemente a associação inaugurou o serviço de equoterapia para ajudar no avanço da reabilitação dos associados.
Últimas notícias
Tia Júlia se reúne com Águas do Sertão para alinhar cronograma das obras de saneamento
Inep divulga gabarito preliminar da Prova Nacional Docente
PM flagra tráfico de drogas e apreende veículos adulterados no Sertão de Alagoas
PM prende suspeito de furto e apreende arma e drogas em Santana do Ipanema e Penedo
Monja Coen volta a Maceió após 6 anos para falar sobre ética, atenção e compaixão
Operação no Rio de Janeiro deixa 18 suspeitos mortos e 56 presos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
