Ex-presidente do Barcelona é preso por lavagem de dinheiro

O ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell foi detido nesta terça-feira (23) em uma operação contra lavagem de dinheiro relacionada com os direitos de imagem da Seleção Brasileira. A operação ocorreu principalmente na região da Catalunha. A investigação, ainda sob sigilo, se concentra na "lavagem de dinheiro em empresas relacionadas com os direitos de imagem da seleção brasileira de futebol", afirmou a polícia.
A operação envolve a Guarda Civil e a Polícia Nacional, com ações de busca em residências e sedes de empresa em Barcelona, Girona e Lleida, na região da Catalunha, mas também Andorra, pequeno país entre a França e a Espanha.
Empresário de marketing esportivo, Sandro Rosell foi diretor da multinacional Nike no Brasil e negociou o contrato com a CBF para que a empresa americana se tornasse a fornecedora de material esportivo da Seleção.
Em 2010, Rosell foi eleito presidente do Barcelona, sucedendo o carismático Joan Laporta, de quem foi braço direito antes de virar grande inimigo. O mandato durou quatro anos, até sua renúncia, em janeiro de 2014, pouco depois de ser acusado por suposta fraude fiscal na complicada contratação de Neymar pelo Barça em 2013. Rosell foi inocentado após um acordo entre a diretoria do Barça e a Justiça para que a pena fosse assumida pelo clube como pessoa jurídica.
Apesar do acordo, o dirigente será julgado por fraude e corrupção em outro processo, iniciado pelo fundo de investimentos brasileiro DIS, que foi dono de parte dos direitos de Neymar e se considera prejudicado pela operação de contratação o brasileiro.
Este caso também envolve Neymar, os pais do jogador, o atual presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, e o ex-presidente do Santos Odilio Rodrigues Filho.
Em virtude das acusações, o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também poderá ter sua prisão decretada.
Últimas notícias

Atuação firme de Alfredo Gaspar marca primeiro dia da CPMI do INSS, com vitória unânime na aprovação de convocações e plano de trabalho de sua autoria

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS

Após reclamação de moradores, energia elétrica é restabelecida em rua no bairro Planalto

Moraes determina à polícia do DF que monitore Bolsonaro em tempo integral

Hospital e funerária são condenados pela justiça a indenizar família por troca de corpos durante a pandemia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
