Ex-presidente do Barcelona é preso por lavagem de dinheiro
O ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell foi detido nesta terça-feira (23) em uma operação contra lavagem de dinheiro relacionada com os direitos de imagem da Seleção Brasileira. A operação ocorreu principalmente na região da Catalunha. A investigação, ainda sob sigilo, se concentra na "lavagem de dinheiro em empresas relacionadas com os direitos de imagem da seleção brasileira de futebol", afirmou a polícia.
A operação envolve a Guarda Civil e a Polícia Nacional, com ações de busca em residências e sedes de empresa em Barcelona, Girona e Lleida, na região da Catalunha, mas também Andorra, pequeno país entre a França e a Espanha.
Empresário de marketing esportivo, Sandro Rosell foi diretor da multinacional Nike no Brasil e negociou o contrato com a CBF para que a empresa americana se tornasse a fornecedora de material esportivo da Seleção.
Em 2010, Rosell foi eleito presidente do Barcelona, sucedendo o carismático Joan Laporta, de quem foi braço direito antes de virar grande inimigo. O mandato durou quatro anos, até sua renúncia, em janeiro de 2014, pouco depois de ser acusado por suposta fraude fiscal na complicada contratação de Neymar pelo Barça em 2013. Rosell foi inocentado após um acordo entre a diretoria do Barça e a Justiça para que a pena fosse assumida pelo clube como pessoa jurídica.
Apesar do acordo, o dirigente será julgado por fraude e corrupção em outro processo, iniciado pelo fundo de investimentos brasileiro DIS, que foi dono de parte dos direitos de Neymar e se considera prejudicado pela operação de contratação o brasileiro.
Este caso também envolve Neymar, os pais do jogador, o atual presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, e o ex-presidente do Santos Odilio Rodrigues Filho.
Em virtude das acusações, o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também poderá ter sua prisão decretada.
Últimas notícias
Concessão da Ceasa prevê tarifas congeladas por três anos e R$ 44 milhões em melhorias
Após colisão, prefeito de Matriz tranquiliza moradores e fala em 'livramento de Deus'
Homem em situação de rua sofre tentativa de homicídio no bairro Jaraguá
Cibele Moura participa de manifestação e cobra prisão de suspeitos pela morte de gata em Maceió
Jovem de 18 anos é retirado à força de casa e é executado a tiros em Maceió
Homem atira contra motociclista e deixa vítima ferida em Minador do Negrão
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
