CSA comemora 104 anos em busca de acesso a Série B

O CSA está completando hoje 104 anos de fundação. A equipe vive um momento de reestruturação do futebol e está a uma disputa de mata-mata de voltar à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Tudo isso depois de um período em que ficou sem calendário por dois anos. Voltou à Série D em 2016 em grande estilo: conquistou o acesso para a Série C e o vice-campeonato nacional.
A história
Criado por um grupo de esportistas no dia 7 de setembro de 1913, o clube teve o boxe, a luta greco-romana, levantamento de peso, esgrima e arremesso de disco e de peso como as modalidades praticadas. Em 1915, o primeiro jogo de futebol do até então Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência à data de fundação do clube. Vitória de 3x0 sobre um combinado de estudantes alagoanos que moravam em Recife. Em 1918, a mudança para Centro Sportivo Alagoano, o CSA.
A mudança para o Mutange aconteceu em 1922, com o estádio sendo considerado o mais moderno do estado. Abrigou até duelos internacionais, como o CSA 1x1 Vélez Sársfield-ARG, em 1951. O CSA virou patrimônio dos moradores do bairro e o estádio hoje serve como centro de treinamento para a equipe. Essa estrutura foi o celeiro de craques do futebol alagoano e nacional.
Jogadores como Dida, Peu, Jorge Siri, Rommel, Jacozinho, Catanha, Flávio e Adriano Gabiru são alguns dos nomes que passaram pelo Azulão e fizeram história. Com eles e tantos outros, o clube conquistou 37 campeonatos alagoanos, e foi o único nordestino a chegar numa final de competição sul-americana, a Copa Conmebol, de 1993. Um dos ídolos da equipe no início doss anos 90, o atacante Wilson disse estar empolgado com o momento do Azulão.
Mesmo nos momentos mais difíceis da sua história, como os rebaixamentos no Campeonato Alagoano em 2003 e 2009, a torcida Azulina esteve unida com o clube, mostrando todo o seu amor e devoção. Se há pouco tempo atrás o clima era de pessimismo, o momento é de confiança.
A equipe vem tendo um grande desempenho na Série C em 2017 e está a três partidas de conseguir o acesso a Série B, que o clube não disputa desde o ano 2000. Além disso, recentemente, a diretoria reformou o centro de treinamentos, construiu uma academia e vem reestruturando o seu departamento de futebol. A expectativa é que esses investimentos possam consolidar o clube no cenário nacional.
Comemoração
A celebração do aniversário do CSA será concentrada pela manhã desta quinta, no Mutange. A programação começa com uma missa às 9h, seguida de uma celebração com bolo e um jogo entre sócios-torcedores sorteados pelo clube. Tudo termina ao meio dia. No período da tarde, treinamento fechado para a partida do sábado contra o Cuiabá.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
