CSA

CSA comemora 104 anos em busca de acesso a Série B

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 07/09/2017 07h07
CSA comemora 104 anos em busca de acesso a Série B
CSA usou mosaico e homenagem a Jacozinho - Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com

O CSA está completando hoje 104 anos de fundação. A equipe vive um momento de reestruturação do futebol e está a uma disputa de mata-mata de voltar à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Tudo isso depois de um período em que ficou sem calendário por dois anos. Voltou à Série D em 2016 em grande estilo: conquistou o acesso para a Série C e o vice-campeonato nacional.

A história

Criado por um grupo de esportistas no dia 7 de setembro de 1913, o clube teve o boxe, a luta greco-romana, levantamento de peso, esgrima e arremesso de disco e de peso como as modalidades praticadas. Em 1915, o primeiro jogo de futebol do até então Centro Sportivo Sete de Setembro, em referência à data de fundação do clube. Vitória de 3x0 sobre um combinado de estudantes alagoanos que moravam em Recife. Em 1918, a mudança para Centro Sportivo Alagoano, o CSA.

A mudança para o Mutange aconteceu em 1922, com o estádio sendo considerado o mais moderno do estado. Abrigou até duelos internacionais, como o CSA 1x1 Vélez Sársfield-ARG, em 1951. O CSA virou patrimônio dos moradores do bairro e o estádio hoje serve como centro de treinamento para a equipe. Essa estrutura foi o celeiro de craques do futebol alagoano e nacional.

Jogadores como Dida, Peu, Jorge Siri, Rommel, Jacozinho, Catanha, Flávio e Adriano Gabiru são alguns dos nomes que passaram pelo Azulão e fizeram história. Com eles e tantos outros, o clube conquistou 37 campeonatos alagoanos, e foi o único nordestino a chegar numa final de competição sul-americana, a Copa Conmebol, de 1993. Um dos ídolos da equipe no início doss anos 90, o atacante Wilson disse estar empolgado com o momento do Azulão.

Mesmo nos momentos mais difíceis da sua história, como os rebaixamentos no Campeonato Alagoano em 2003 e 2009, a torcida Azulina esteve unida com o clube, mostrando todo o seu amor e devoção. Se há pouco tempo atrás o clima era de pessimismo, o momento é de confiança.

A equipe vem tendo um grande desempenho na Série C em 2017 e está a três partidas de conseguir o acesso a Série B, que o clube não disputa desde o ano 2000. Além disso, recentemente, a diretoria reformou o centro de treinamentos, construiu uma academia e vem reestruturando o seu departamento de futebol. A expectativa é que esses investimentos possam consolidar o clube no cenário nacional.

Comemoração

A celebração do aniversário do CSA será concentrada pela manhã desta quinta, no Mutange. A programação começa com uma missa às 9h, seguida de uma celebração com bolo e um jogo entre sócios-torcedores sorteados pelo clube. Tudo termina ao meio dia. No período da tarde, treinamento fechado para a partida do sábado contra o Cuiabá.