Torneio de Queimada entre bairros socializa jovens de comunidades de Arapiraca
Os jogos acontecem no Ginásio José Severino de Souza na comunidade Brisa do Lago
O esporte consegue socializar pessoas de diferentes comunidades da cidade. Foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira (10), no Torneio de Queimada entre as comunidades Brisa do Lago e Manoel Teles, no Ginásio José Severino de Souza, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.
Para incentivar ainda mais a garotada dessas comunidades, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte (SMESP), doou material esportivo como bolas, cones e até uniformes para que os times possam se profissionalizar, mesmo em torneios amadores.
Na noite dessa quarta-feira (10), o subsecretário de Esporte, Guilherme Matos, e o secretário-executivo de Esporte, Benilton Rodrigues, representaram o secretário Fabiano Leão, e compareceram ao Torneio de Queimada entre as comunidades Brisa do Lago, com a equipe BDL, e Manoel Teles, com a equipe Falcon, além do Vale da Perucaba.
No entanto, o secretário de Esporte, Fabiano Leão, destacou o trabalho de socialização que o esporte tem proporcionado aos jovens das comunidades arapiraquenses e, sobretudo, afastando-os da criminalidade e do uso de produtos ilícitos.
“Estamos fazendo um trabalho responsável para incentivarmos essa juventude a se ocupar com o esporte, através do jogo da Queimada que tem sido aceito nas comunidades do nosso município”, destacou Fabiano Leão.

Para a professora da equipe de Eventos Esportivos da SMESP, Edicleide Lins, a Queimada é considerada uma atividade pré-desportiva, que prepara para a prática esportiva.
“É um jogo lúdico e de interação entre os participantes, que prepara para o desenvolvimento de habilidades motoras, técnicas e táticas para o aprendizado esportivo e o trabalho de socialização entre os participantes”, informou Edicleide Lins.
Integração comunitária
Os times de Queimada tanto masculino quanto feminino já existem há cerca de quatro meses nas duas comunidades. Os jogos proporcionam integração comunitária nos bairros.
O vice-presidente da Associação Comunitária do Brisa do Lago, Willames Silva da Rocha, que também participar como atleta, tem incentivado os jovens a participarem do esporte.
“A queimada é um jogo coletivo e isso tem atraído a nossa comunidade com a participação das famílias e das crianças durante os jogos aqui no ginásio”, disse Willames da Rocha.

O técnico de Queimada, Jefferson Henrique dos Santos, treina as equipes masculina e feminina. Para ele, o incentivo do poder público é fundamental no acolhimento esportivo aos moradores de cada localidade.
“Já somos mais de 40 componentes nas duas equipes e estamos muito felizes em poder contar com apoio da prefeitura com a doação de materiais esportivos. Antes a gente jogava na rua, agora temos este ginásio que foi construído pelo prefeito Luciano Barbosa”, ressaltou Jefferson dos Santos.
Os treinos de Queimada acontecem às segundas-feiras, das 19h às 21 horas e às terças-feiras e às quartas-feiras das 19h às 23 horas, no Ginásio do Zezé, no Brisa do Lago.
Últimas notícias
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
PRF inicia Operação Rodovida com foco na redução de mortes de motociclistas
Ventos fortes afetam pelo menos 110 voos em Congonhas nesta quinta (11)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
