Alagoas

Agropecuária Olival Tenório investe na precocidade dos animais

<br />

Por Assessoria 13/09/2011 18h06
Focada na precocidade dos animais e na redução de custos, a Agropecuária Olival Tenório tem continuado investindo em melhoramento genético, e para a 6ª edição do leilão Nelore União, que acontece no dia 26 de outubro, a partir das 18h30, no Parque da Pecuária, em Maceió/AL, vai ofertar animais em idade produtiva, entre 24 e 30 meses. O remate, promovido ainda pelo Nelore Silvio Márcio Conde de Paiva (SMP) e Imbiribeira Pecuária, terá 60 lotes.

Já com todos os animais separados e recebendo tratamento especial para fazer bonito no tattersal de elite Ulisses Cansanção, a criadora Marla Tenório revelou que os compradores já podem visitar a Fazenda Recanto, em Limoeiro de Anadia. O grupo vai ofertar 16 lotes, sendo cinco de matrizes de cabresto, dois lotes duplos de matrizes P.O. a campo e nove touros P.O.

“Nós estamos trabalhando para que os animais comecem a produzir mais cedo, diminuindo assim o custo da criação, principalmente quanto à alimentação, e apresentando ganho de peso adequado. Para isso o animal tem que apresentar eficiência de pasto. E nosso rebanho está alinhado nesse sentido”, declarou Marla Tenório.

A outra novidade do remate está ligada à certificação de qualidade dos animais. A Olival Tenório, como o Nelore SMP e a Imbiribeira Pecuária, também disponibilizará aos compradores do leilão a análise dos marcadores genéticos. Tecnologia que permite apontar, através de mapeamento do DNA do animal, qual a aptidão exata do produto ofertado.

O exame mostra a eficiência do animal em quatro aspectos: habilidade materna, qualidade de carcaça, crescimento e características de reprodução. Todos eles com o objetivo de interferir diretamente na rentabilidade do rebanho e na evolução da seleção de matrizes e touros reprodutores.