Alagoas

OCB/AL intercede pela Coopex junto ao estado da Bahia

<br />

Por Assessoria 30/09/2011 16h04
A superintendente do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), Márcia Túlia Pessôa, e o diretor de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, foram recebidos esta semana, pelo secretário de Planejamento do estado da Bahia, Zezéu Ribeiro, em Salvador. No encontro a OCB/AL solicitou a intervenção do estado da Bahia no processo de cessão de um prédio pertencente à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex).

Criada em 1995, no município de Piranhas, a Coopex surgiu com o objetivo de desenvolver um trabalho educacional diferenciado na região, pregando a solidariedade e a comunhão de esforços. A unidade, chamada Escola Convivendo, era composta por professores e pais de alunos e funciona em um prédio cedido pela Chesf. Com a conclusão dos trabalhos da hidrelétrica da região, dois anos depois a Chesf abriu licitação para administração da Escola Boa Ideia, instalada em Paulo Afonso (BA) e a Coopex conquistou mais uma unidade escolar. Hoje as duas unidades educacionais são referência de qualidade de ensino, mas não possuem sedes próprias.

De acordo com a superintendente do Sescoop/AL, o secretário de Planejamento do estado da Bahia já elaborou um ofício, endereçado ao diretor administrativo da Chesf, José Pedro de Alcântara, solicitando a cessão ou transferência definitiva do imóvel a cooperativa. No documento Zezéu Ribeiro destaca a necessidade coletiva e a repercussão social do ato. “A cessão ou a transferência definitiva desse imóvel servirá para consolidação da política estadual de educação neste município, possibilitando a ampliação no número de alunos atendidos, englobando os ensinos infantil, fundamental e médio”, diz trecho do documento.

O encontro foi intermediado pelo presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) e secretário de estado, Luiz Otávio Gomes. Márcia Túlia Pessôa comemorou os resultados do encontro e agradeceu o empenho do governo alagoano nesta questão. “Está agendada uma reunião, no próximo dia 5 de outubro, com a Chesf, em Paulo Afonso, onde entregaremos o documento original, já assinado pelo secretário Zezéu Ribeiro. A expectativa é que possamos ter uma resposta positiva. O processo da escola de Xingó (Piranhas), por exemplo, já está elaborado, assinado e pronto para a cessão.”, declarou a representante do Sistema OCB/AL.