Economia

Polo Moveleiro será inaugurado próxima terça-feira em Arapiraca

<br />

Por Assessoria 14/12/2011 15h03

Empresários inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste recebem, na próxima terça-feira (20), uma nova e ampla estrutura para desenvolverem seus trabalhos, com a possibilidade de expandir o negócio, contratar mais funcionários, renovar a produção e investir em maquinários e tecnologia. A inauguração do Polo Moveleiro Nascimento Leão será realizada às 10h, na própria sede, localizada no Povoado Sítio Capim, a 6 km do centro de Arapiraca.
 

A proposta é que o local venha beneficiar a todos que compõem essa cadeia produtiva, desde marceneiros e proprietários de empresas de pequeno porte até as grandes empresas fornecedoras de insumos e matérias primas, assim como o comércio local. É uma oportunidade para estruturar e fortalecer o setor moveleiro e as empresas ligadas ao ramo, além de atrair novas empresas de pequeno, médio e grande porte para a região, gerando mais empregos e desenvolvimento.
 

O terreno de 96 mil m2 foi doado pela prefeitura de Arapiraca e será dividido em 45 lotes, com mais de 1,2 mil m2 cada um. O espaço é dotado de uma infraestrutura completa, com pavimentação, drenagem de águas pluviais, terraplanagem, rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário e rede elétrica. Há, ainda, um auditório, salas de administração, banheiros, postos de primeiros socorros, área de lazer com quadra poliesportiva e campo de futebol, guarita, ciclovia, sala de confraternização e restaurante.

 

Além de atender à produção dos móveis, com a construção de um galpão coletivo para os marceneiros, o polo vai oferecer uma nova oportunidade de negócios, com exposição e venda direta ao consumidor. Para isso, será montado um showroom permanente, uma loja exclusivamente com peças moveleiras.


Com a estrutura disponível, o APL Móveis do Agreste continua a oferecer consultorias voltadas para tecnologia, gestão e profissionalização, mas, a partir de agora, com foco na organização dos negócios, com capacitações em gestão, Programa 5S, redução de resíduos, produção limpa e design.

 

A maior parte da cadeia produtiva de móveis em Alagoas está concentrada no Agreste, principalmente nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Essa atividade teve início há 50 anos, mas apenas em 2004, com a formação do APL Móveis do Agreste, foi organizada na região.
 

A iniciativa do Polo Moveleiro é fruto da parceria entre prefeitura de Arapiraca, o governo de Alagoas e o Sebrae. O nome do espaço é uma homenagem a Nascimento Leão, um visionário político da região que ajudou a fortalecer o setor empresarial no Agreste. O ex-vereador era natural de Arapiraca e faleceu no dia 27 de abril de 2009, aos 84 anos.