Tecnologia

Novo iPad com retina display chega em maio, diz varejista

&nbsp; Terceira gera&ccedil;&atilde;o do tablet da Apple pode ser vendida j&aacute; com o selo 'Fabricado no Brasil'<br />

Por O Globo 19/04/2012 08h08
Homologado no último dia 13 de abril pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o novo iPad - terceira geração do tablet da Apple - pode chegar ao mercado brasileiro já no mês de maio. Fontes do setor de varejo afirmam ainda que é possível que, já no primeiro lote, estejam os dispositivos fabricados pela unidade da Foxconn de Jundiaí, em São Paulo. Na homologação, a Apple Computer Brasil incluiu duas unidades fabris, a brasileira e também a chinesa, da cidade de Shenzen.

Tomando como referência o ano passado, quando o iPad 2 foi lançado em 2 de março nos Estados Unidos e em 27 maio no Brasil, as fontes afirmam que é bem provável que recebam o tablet já em maio, mas sem previsão de data. Há rumores de que a venda seja iniciada nos dias 11 e 12.

- Talvez nessa primeira leva venham os aparelhos fabricados no Brasil - disse a fonte, ponderando que isso pode ocorrer a partir do segundo ou terceiro envio de lotes do novo aparelho lançado pela Apple.

Os lojistas costumam saber a origem e outros detalhes dos aparelhos Apple apenas dois dias antes do início das vendas - quando são liberados os lotes para os estoques de lojas físicas de virtuais. A gigante de tecnologia, fabricante também do iPhone, mantém sigilo absoluto e afirma apenas que "não fez nenhum anúncio sobre o novo iPad no Brasil".

Os preços devem ser os mesmos praticados pela Apple para o lançamento do iPad 2 em 2011, quando o tablet chegou ao mercado. Ou seja, a partir de R$ 1.649 para a versão mais barata com 16GB e conexão Wi-Fi.

Mesmo fabricado no Brasil, o tablet pode não sofrer reduções significativas de preço. Em fevereiro, consumidores afirmaram que compraram na loja virtual da Apple unidades do iPhone 4 de 8 GB que vieram com o selo "Fabricado no Brasil". Entretanto, o preço cobrado foi o mesmo praticado para o iPhone 4 montado na China, e importado para o Brasil.

Conforme foi apurado, tanto o iPad 2 como o iPhone 4, já estão sendo fabricados pela terceirizada da Apple no país, em Jundiaí.

Segundo fontes, o preço do iPad 2 fabricado no Brasil seria inferior ao oferecido atualmente no site oficial da Apple, que é de R$ 1.399. Os outros modelos mais caros, com 32GB e 64GB, não terão mais produção local, uma vez que o iPad 3 já foi lançado no mercado internacional em março.

O novo iPad, ou iPad 3, como também é chamado, foi lançado em 7 de março pela Apple em São Francisco, Estados Unidos. O aparelho tem tela retina display, como no iPhone, com altíssima resolução. A nova tela tem ao todo 3,14 milhões de pixels, a maior quantidade que já houve em um aparelho móvel, lembrou o vice-presidente de marketing global da Apple, Philip Schiller, na ocasião do lançamento. O aparelho tem uma versão 4G