Encontro de Franquias movimenta interior de Alagoas
Participantes ainda poderão conhecer melhor o mais novo shopping da região
Por Assessoria09/08/2012 10h10
Compartilhe
De acordo com a ABF - Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias do Brasil cresceu 16,9% em 2011 ante 2010, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Atualmente, a franchising representa 2,3% do PIB nacional (considerando um crescimento do PIB de 3,5%, em 2011). O estudo da ABF revela que o setor cresceu um pouco mais do que o esperado e que o bom momento da economia nacional e o aumento da renda da população foram os principais motivos dessa alta.
Os dados foram compilados pela ABF, tendo como base as 2.031 marcas de franquias atuantes no país, sendo 481 apenas no segmento de Alimentação, 235 em Vestuário e 200 em Negócios, Serviços e Outros Varejos. Para 2012, a entidade acredita que o ritmo de crescimento fique em torno de 15%. A mesma pesquisa aponta que, até o ano passado, o segmento empregava diretamente mais de 800 mil pessoas.
Acompanhando essas tendências, está cada vez mais evidente que o “casamento” entre shoppings e franquias é uma parceria perfeita. De um lado, as franquias contam com toda uma estrutura para mostrarem seus produtos e suas marcas com intuito de expandirem sua rede. Do outro, os shoppings tem oportunidade de incrementar o seu mix de comercialização, com lojas de marcas expressivas, produtos e serviços de primeira linha, com operações que prezam por detalhes que vão desde um visual arquitetônico moderno e atraente, até tecnologia e consultoria operacional. Estudos indicam que nos próximos cinco anos, as franquias representarão cerca de 72% das lojas dos shoppings, principalmente fora do eixo Rio e São Paulo, já que existe uma tendência de concentração maior de operações próprias nessas capitais.
De olho neste mercado cada vez mais promissor, no dia 16 de agosto, o Pátio Arapiraca Garden Shopping, mais um empreendimento da Tenco Shopping Centers, promove o "Franquia em Foco", com apoio de grandes grupos de franquias como a Francap, Grupo Bittencourt, Cia de Franchising e Franchise Store.
O evento exclusivo realizado pela primeira vez em Arapiraca, fechado para empresários, empreendedores e investidores locais, é uma vitrine de oportunidades para os interessados em abrir seu próprio negócio e saberem sobre as vantagens de adquirir uma franquia. Durante o encontro, o público participante ainda poderá conhecer dezenas de opções de investimentos nos diferentes segmentos, como alimentação, vestuário, saúde, estética, calçados, acessórios, entre outros. Além de obter informações sobre o primeiro shopping do interior do Estado.
Segundo o diretor comercial da Tenco Shopping Centers, Roger Tonidandel, a iniciativa visa facilitar o acesso de investidores locais às franquias nacionais e apresentar o empreendimento e as últimas oportunidades de comercialização dentro do perfil do shopping.
Bastante difundido atualmente, o setor de franquias é conhecido por estar sempre em alta, sobretudo por conseguir se manter em momentos de calmaria e ascender, ainda mais, em tempos de crise. Para a Gerente de Expansão da Franchise Stores, Glauce Pascoal, “todo negócio tem um risco, mas quando este negócio é franqueado, o risco é menor, uma vez que ele já foi testado e aprovado pelos consumidores em vários locais do Brasil. É como se junto à franquia viesse sua receita de sucesso. Além disso, o franqueado ainda conta com todo suporte do franqueador. Começar do zero é muito diferente de se começar já com a experiência de “gente grande”, de quem já vivenciou tudo aquilo”, destaca.
Sobre a importância do encontro para os investidores locais, potenciais lojistas do Pátio Arapiraca Garden Shopping, ela ressalta que a iniciativa será fundamental para que os interessados possam conhecer diversas marcas em um mesmo lugar. “Se não fosse assim, ficaria praticamente inviável ter acesso a tantas opções de franquias”, esclarece.
Por tudo isso, essa é uma oportunidade única para que os participantes vislumbrem novas possibilidades profissionais, uma vez que o local reunirá apenas franquias com alto potencial de expansão na região, auxiliando, assim, uma tomada de decisão mais acertada por parte dos interessados em entrar para este universo exclusivo.
Marcas já confirmadas
Entre as marcas confirmadas até o momento estão: Café Grão Expresso, Montana Grill, Thathagurt Frozen, Carmen Steffens, Mundo Verde, Spa do Pé, Aramis, Cavalera, Le Postiche, Levis, Ozz Eyeware, Vivenda do Camarão, Premiatto, Estivanelli, Casa & Coisa, Strato, Lessô, Brima, Marchot, Cristófoli, Scada Café, Siberian Frozen, Anima Fest, Bob?s, Charanga, Forum, Espaço Árabe, Grão Expresso, Lacoste, Tam Viagens, Valisere e Yoggi.
Entenda o sistema de franquias e seja seu próprio patrão
Conhecido também como franchising empresarial, o sistema de franquias é caracterizado pela cessão do direito de uso de determinada marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços a um ou mais franqueados. Para aderir ao sistema, o franqueado deve pagar a taxa de franquia, desembolsada uma única vez ao franqueador pelo direito de uso da marca, formatação do negócio, treinamento dos funcionários, entre outros serviços. Porém, em determinados casos, ela pode ser cobrada nas renovações dos contratos. Por isso, é importante ficar sempre atento. O processo ainda inclui taxas de royalties, ou seja, uma taxa mínima variável, normalmente baseada no faturamento bruto do franqueado, paga mensalmente ao franqueador, salvo nos casos em que a rede opta por cobrar um valor fixo mensal; e taxas de publicidade, contribuição direcionada ao custeio das divulgações da marca.
A franchising surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, como um sistema de negócios utilizado por pequenas empresas que concediam sua marca para outros estabelecimentos. Com o passar do tempo, o sistema foi ganhando força até tornar-se famoso pelo nome que hoje é conhecido. No Brasil, o termo só passou a ser realmente utilizado na década de 80. E somente em 1994, a Lei do Franchising (nº 8.955/94) foi promulgada para regular as atividades do sistema.
Interiorização é oportunidade de negócio.
As vantagens para a região em que o shopping está sendo implantado são inúmeras. “Primeiramente, o crescimento econômico para a cidade. A chegada de um grande empreendimento, como um shopping, gera grandes benefícios para a população, como a geração de empregos, desenvolvimento do comércio, valorização imobiliária, além de atrair novos investimentos. Outro ponto importante, que deve mudar nas cidades, são as novas opções de lazer e gastronomia. Na maioria das vezes, essas médias cidades não possuem diversificadas opções de lazer, como boliche, brinquedos e cinema ou ainda redes de fast food e restaurantes. Com o primeiro ou segundo shopping, as alternativas são ampliadas, modificando os hábitos de consumo e entretenimento”, explica o diretor comercial. “Os franqueadores sabem que para o sucesso de uma rede de franquias, diversos fatores devem ser levados em consideração. Entre eles, o conforto, segurança, ambiente em que ela está sendo instalada. Diante disso, os shoppings apresentam o local mais desejado por eles para implantarem sua franquia, já que são locais seguros, acessíveis, diversificados, bem estruturados, de grande fluxo de pessoas e que concentram um mix comercial variado e constrói a força do grupo”, diz Roger Tonidandel, diretor comercial da Tenco Shopping Centers.
Assim, a tendência é de cada vez mais as duas indústrias caminharem juntas, com empreendimentos sob medida para as franquias. Entretanto esse cenário, só foi possível devido a situação econômica do país que se elevou nos últimos anos, proporcionando aos shoppings centers um crescimento inigualável. Entre os fatores que influenciam os franqueadores escolherem os shoppings está a segurança e a comodidade de encontrar vários produtos no mesmo lugar, além da ideia de modernidade e progresso que esse tipo de centro comercial possui. "O crescimento comercial em novos mercados se tornou um incentivo para os empresários que desejam abrir novos negócios, pois são locais ainda pouco explorados pelas redes de varejo, mas que possuem forte potencial de consumo, devido ao aumento da população de classe média e ao grande incentivo fiscal”, finaliza Roger.
Enquanto no restante do Brasil o setor cresceu 15% nos últimos três anos, na região nordestina esse desenvolvimento alcançou o índice de 32% no mesmo período, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dessa forma, o Nordeste vem atraindo investimentos e se tornando umas das áreas mais promissoras do país e com grande potencial de negócio quando o assunto é franchinsing. Somente o mercado nordestino chegou à marca de R$ 2,5 bilhões em faturamento em 2011 e a expectativa é de um crescimento de 11,5% para 2012. Atualmente, a região concentra mais de três mil lojas franqueadas, que foram responsáveis pela geração de 32 mil novos postos de trabalho no ano passado e abriga 10% das franquias brasileiras.
Novo shopping
Arapiraca, município com aproximadamente 220.000 habitantes, recebe no final do ano seu primeiro shopping, o Pátio Arapiraca Garden Shopping, uma Área Bruta Locável (ABL) de 24.951 metros quadrados, 188 espaços para comercialização, divididos entre lojas âncoras, megalojas e satélites.
Ampliando as opções de serviços e produtos oferecidos pelo shopping, a partir do final do ano, moradores de Arapiraca e cidades vizinhas também conhecerão as grandes marcas nacionais como Riachuelo, Marisa, World Tennis, Body Store, C & A. Todas abrirão sua primeira loja no interior e optaram pelo shopping como o local ideal para isso. A chegada da Riachuelo a Arapiraca, por exemplo, faz parte do plano de expansão da rede que tem 131 lojas distribuídas por todo país.
Na praça de alimentação, além da Don Pastello, também abrirão seu primeiro restaurante no interior do Estado as marcas nacionais Divino Fogão, McDonald’s, Giraffas, Subway, entre outras.