Governo de Alagoas capacita técnicos visando melhoria da gestão pública
Convênio vai qualificar 112 gestores
11/09/2012 06h06
Compartilhe
Da redação, com assessoria
O Governo de Alagoas vai capacitar 112 gestores, entre superintendentes, coordenadores especiais e diretores, através de um convênio formalizado entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). Os detalhes do planejamento desse convênio foram discutidos nesta segunda-feira (10), pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e representantes dos nove órgãos do Executivo inseridos na iniciativa.
O convênio conta com recursos da ordem de R$ 680 mil e deverá ser executado até o mês de março de 2013, com o objetivo de melhorar os sistemas de atenção ao público e profissionalizar a gestão pública no Estado.
O plano de capacitação envolve as secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; Turismo; Gestão Pública; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ciência, Tecnologia e Inovação; Pesca e Aquicultura; Planejamento e Desenvolvimento Econômico, além da Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas. As capacitações ainda envolverão todos os gerentes de projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa.
"A iniciativa busca melhorar a eficiência e a eficácia da gestão pública de Alagoas, fortalecendo o trabalho que está sendo feito pelo governador Teotonio Vilela Filho. Detectamos a necessidade de elaborar um plano de formação contínua para gestores públicos da alta direção do Estado, fomos atrás dos parceiros e agora partiremos para a execução", afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.
Cronograma
A reunião serviu ainda para a definição da agenda de atividades até o final do ano, que será voltada para o mapeamento do perfil atual dos gestores, o diagnóstico e definição do perfil futuro, a proposta técnica do plano de formação, sua avaliação e validação. Esses processos serão realizados entre o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), parceiro do Governo de Alagoas em outras iniciativas, a Seplande e a Usina de Negócios, empresa vencedora do processo licitatório.
"É de fundamental importância que o executivo trace um planejamento estratégico bem definido para haver uma melhor interação entre as secretarias. Identificar e trabalhar as principais características profissionais dos técnicos envolvidos vai elevar a qualidade dos serviços prestados", afirmou a controladora-geral do Estado, Rosa Tenório.
O encontro foi finalizado com a definição das agendas de visitas e dos coordenadores das secretarias que ficarão responsáveis pelo projeto.