Brasil
Mais de 400 voos foram cancelados em Viracopos
15/10/2012 16h04
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) computou, até as 13h30 de hoje (15), o cancelamento de 209 decolagens e 221 pousos no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), fechado desde às 19h55 de sábado (13) por causa de um avião de carga, modelo MD-11, da companhia norte-americana Centurion, que teve problemas técnicos na aterrissagem, impossibilitando sua remoção da pista.
De acordo com a Azul Linhas Aéreas, companhia aérea que responde por cerca de 85% das operações em Viracopos, o incidente forçou o cancelamento de 450 voos da empresa, programados até as 17 horas de hoje. A companhia pede que os passageiros, antes de irem ao aeroporto, verifiquem no site da empresa se o voo não foi cancelado. Em caso positivo, o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea.
A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de sábado, mas até o momento, não conseguiram sucesso. Na manhã de domingo (14), foram retiradas 67 toneladas de componentes eletrônicos do avião. Segundo a Infraero, não há previsão para a solução do problema. Funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero e da Centurion trabalham com uma equipe de mais de 80 pessoas na remoção.
Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.
No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).
Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.
Desde o início das operações, das 6 horas até as 15 horas, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.
De acordo com a Azul Linhas Aéreas, companhia aérea que responde por cerca de 85% das operações em Viracopos, o incidente forçou o cancelamento de 450 voos da empresa, programados até as 17 horas de hoje. A companhia pede que os passageiros, antes de irem ao aeroporto, verifiquem no site da empresa se o voo não foi cancelado. Em caso positivo, o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea.
A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de sábado, mas até o momento, não conseguiram sucesso. Na manhã de domingo (14), foram retiradas 67 toneladas de componentes eletrônicos do avião. Segundo a Infraero, não há previsão para a solução do problema. Funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero e da Centurion trabalham com uma equipe de mais de 80 pessoas na remoção.
Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.
No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).
Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.
Desde o início das operações, das 6 horas até as 15 horas, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.
Últimas notícias
Supremo
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
ROCK NACIONAL
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Indenização
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Novo recurso
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
ENTRADA GRATUITA
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
lei Magnitsky
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
cultura
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Caso Alan Carlos
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Violência no meio rural
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
União dos Palmares
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Acidente
