Alagoas

Matrículas online: serviço está disponibilizado apenas para novatos

Em Arapiraca, 13 escolas foram listadas

09/01/2013 11h11
Matrículas online: serviço está disponibilizado apenas para novatos
Divulgação
Da Redação

A pré-matrícula online para os estudantes da rede pública estadual teve início na última segunda-feira (7), com prazo de conclusão previsto para o próximo domingo (13). O serviço informatizado – que abrange 13 escolas em Arapiraca – será ofertado apenas para os alunos que vão ingressar no Ensino Fundamental do 1º e do 6º ano, do 1º ano do Ensino Médio e do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º período. Os que não se encaixam nessas condições, deverão fazer a matrícula presencial, como nos anos anteriores.

A primeira etapa, que consiste na pré-matrícula, será feita entre os dias sete e 13 de janeiro, onde os alunos ou responsáveis vão fazer o preenchimento de um formulário eletrônico com os dados do estudante e opções de unidade de ensino por meio do endereço eletrônico http://www.matriculaonline.al.gov.br ou do portal da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), o http://www.educacao.al.gov.br.

Na pré-matrícula, o estudante deverá preencher informações referentes a identificação pessoal, ao ano e ao horário pretendidos para estudar; além disso, ele tem direito a escolher até três opções de escola que deseja ingressar.

A distribuição dos alunos para cada instituição será feita pela 5º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e pela SEE, no período de 14 a 23 deste mês. Já a partir do próximo dia 24 até o dia 27, o resultado da pré-matrícula será divulgado na Internet, onde constará a alocação do estudante, além do local e data para a realização da matrícula física. Por fim, no período de 28 a 30 de janeiro, o aluno ou responsável deverá comparecer à escola com a documentação exigida para efetivar o processo de matrícula.

Para aqueles que não conseguirem efetuar as matrículas via online, três escolas funcionarão como ponto de apoio na cidade. São elas: Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, localizada na Avenida Ventura de Farias, no Eldorado; Escola Estadual Senador Rui Palmeira, situada na Rua Manoel Nunes Neto, no Capiatã, e a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, na Rua Antônio Marroquim, no Baixão. De acordo com a 5ª CRE, algumas pessoas ficarão nessas escolas para dar apoio a quem tiver dificuldades em realizar o procedimento pela Internet.

Quanto às escolas que estão em reforma, a exemplo da Escola Estadual Costa Rêgo e Artur Ramos, elas estão inclusas nas opções para matrícula, já que, de acordo com a SEE, elas deverão ficar prontas até o final do mês de fevereiro. Quanto ao início do ano letivo de 2013, a previsão, segundo a 5ª CRE, é para o dia 15 de março.

Em Alagoas, o serviço de matrícula online está sendo ofertado em mais oito cidades: Maceió, Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Penedo, Porto Calvo e Delmiro Gouveia. A expectativa é que o número de alunos matriculados seja de 250 mil estudantes nas escolas da rede estadual.

Matrícula – Para efetuar a matrícula física, o estudante ou responsável precisa ter em mãos os seguintes documentos (originais e cópias): certidão de nascimentos/casamento, carteira de identidade, CPF do aluno (caso possua), histórico escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, uma foto 3x4, comprovante de residência, laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), carteira de vacinação atualizada para os alunos do 1º ao 5º ano e parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamenral. Para realizar a matrícula de alunos menores de 18 anos é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e CPF (com cópias) do responsável legal.