Alagoas

Secretaria de Educação promove curso gratuito à distância

 

Por Agência Alagoas 14/01/2013 20h08
A gerência de Gestão da Formação Inicial e Continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) divulgou, nesta segunda-feira (14), a realização de um curso gratuito referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). A formação acontecerá à distância, com apenas duas aulas presenciais, a primeira, no próximo dia 21, e a última, no dia 25 de fevereiro, no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite), no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

O módulo faz parte do programa federal “Formação pela escola”, do Ministério da Educação (MEC), desempenhado por estados e municípios. Segundo a gerente de Formação Inicial e Continuada da SEE, Tereza Nelma, o curso oferece para profissionais de ensino, conselheiros, técnicos, gestores públicos estaduais, representantes da comunidade escolar e sociedade organizada noções de funcionamento do Fundeb.

“Os participantes receberão instruções da tutora, formada por multiplicadores da nossa gerência, sobre o módulo em questão. Além dele, o programa federal oferta mais cinco cursos, um a cada dois meses, que permitem qualificar profissionais ligados direta ou indiretamente com a Educação no Estado”, explicou Tereza.

Inicialmente será aberta uma turma com no mínimo 25 e no máximo 40 alunos em Maceió, com possibilidade de criação de mais duas a depender da procura. “Quem tiver interesse em participar e for de outro município, deve procurar a secretaria municipal de educação e entrar em contato com o tutor local do programa”, informou a gerente. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado de 40 horas.

De acordo com Tereza Nelma, o Estado tem cerca de 80 tutores espalhados pelos municípios, capacitados por multiplicadores do programa federal que atuam na gerência.

Além do curso sobre o Fundeb, as ofertas de módulos de formação da SEE por meio do “Formação pela escola” são relativos ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Livro Didático (Pli), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional do Transporte Escolar (PNTE), controle social para conselheiros e competências básicas de políticas federais adotadas no Estado.

“É importante que haja o interesse dos profissionais da educação e comunidade escolar por esses cursos que interferem na qualidade de ensino no Estado, além de conhecer como os programas funcionam, os módulos qualificam a atuação dos parceiros diretamente ligados a essas funções, o que interfere na melhoria das ações”, concluiu Tereza.
As inscrições devem ser realizadas através do telefone (82) 3315 – 1429.