Justiça

Projudi tem mais de 138 mil processos cadastrados em Alagoas

 

Por Assessoria 15/02/2013 11h11
Implantado no Poder Judiciário de Alagoas em 2007, o Processo Judicial Digital (Projudi), primeiro sistema virtual da Justiça alagoana, já é utilizado em 19 juizados, sendo 11 na capital e 8 no interior do estado. O sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça conta, atualmente, com 138.106 processos no sistema virtual, sendo 48.092 o total de processos ativos, com 5.079 advogados cadastrados.

Em consonância com a lei do processo eletrônico ( nº 11.419/2006), o sistema possibilita o peticionamento eletrônico e a visualização digital dos processos cadastrados pelos advogados de Alagoas. Desenvolvido em software livre, o portal permite que os advogados com certificação digital consultem os processos a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo, utilizando as redes da internet.

José Baptista dos Santos Neto, diretor Adjunto de Tecnologia da Informação (Diati), explica que, desde sua implantação, o software passou por mudanças significativas, com recursos desenvolvidos pelo setor de tecnologia do TJ/AL.“A equipe de informática do TJ tem desenvolvido ferramentas novas para atender satisfatoriamente todas as demandas dos advogados do estado”, comentou José Baptista.

Evolução

Dentre as evoluções do sistema, destacam-se a Meta Prioritária 7, a produtividade dos magistrados, a análise de conclusão em lote e a criação de novos perfis, como o depositário PACE (Posto Avançado de Conciliação), criado para possibilitar que os acordos realizados durante a conciliação sejam inseridos diretamente no Projudi.

Os perfis Depositário Público, que busca de processos criminais, Mutirão foram criados para atender às particularidades dos mutirões realizados pela programa Justiça Itinerante, setor do TJ responsável pela realização de ações sociais em comunidades carentes da capital e do interior.

Outros projetos da Diretoria de Tecnologia também possibilitam que o uso do sistema virtual seja otimizado, como a numeração única dos processos, a certificação A3 , a inserção de áudio das sessões, além da turma de uniformização, da implantação de Business Inteligence e do processo de salvamento automático dos passos no cadastro de cada processo, para a retomada do ponto onde o acesso foi interrompido.