Alagoas

SMTT garante que projeto da Zona Azul sairá do papel este ano

Projeto consiste em um sistema rotativo de tr&acirc;nsito<br />

18/06/2013 11h11
SMTT garante que projeto da Zona Azul sairá do papel este ano
7Segundos/Arquivo
Da Redação

A implantação do estacionamento rotativo regulamentado de veículos, mais conhecido como Zona Azul, deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano, em Arapiraca. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que informou, ainda, que a medida pode melhorar os congestionamentos em diversos pontos da cidade.

Aprovado em novembro de 2011 pela Câmara Municipal da cidade, o projeto seguiu para a sanção do executivo municipal, mas ainda não foi implantado porque está sendo feito um mapeamento pela engenharia de tráfego da SMTT, para levantar o número de vagas disponíveis na região central.

No final do ano passado, o antigo superintendente, Severino Lúcio afirmou que a medida seria implantada já no primeiro semestre de 2013, o que não aconteceu. Já o novo responsável pelo órgão, Ricardo Teófilo, em entrevista concedida em março deste ano, disse que “com as mudanças que faremos no trânsito, a Zona Azul poderá ser implantada ainda este ano”.

O projeto consiste em um sistema rotativo de trânsito, a fim de dinamizar a mobilidade dos veículos, principalmente no Centro da cidade, viabilizando maior trafegabilidade e fluidez. Nas principais ruas, o que se vê são pessoas que deixam os veículos estacionados por horas, então o espaço fica ocupado o dia inteiro, não dando brecha para outros condutores.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Arapiraca tem uma frota de 71.121 mil veículos – apenas com placas da cidade – que circulam na região central. Incluindo os dos municípios vizinhos que trafegam no município, são quase 90 mil veículos trafegando nas ruas do Centro todos os dias, o que, de acordo com a SMTT, dificulta o levantamento de informações para a implantação do projeto. Com uma população de pouco mais de 220 mil habitantes, Arapiraca tem um veículo para três pessoas.

Com uma frota dividida – 27.219 de são motocicletas, 10.356 de motonetas e 22.098 de automóveis – a Zona Azul prevê “bolsões para motos”. Ou seja, os espaços de carros e motos serão alocados em lugares diferentes, mas com o mesmo preço: R$ 1,50 para duas horas.