Alagoas

Jovens católicos de Arapiraca viajam hoje para a Jornada Mundial da Juventude

Grupo realizou várias atividades para angariar recursos

18/07/2013 12h12
Jovens católicos de Arapiraca viajam hoje para a Jornada Mundial da Juventude
Arquivo Pessoal
Kamylla Lima

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” Com as malas prontas, os jovens de Arapiraca vão até o Rio de Janeiro para fazer valer o lema da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que começa no próximo dia 23. Levando na bagagem mais de um ano de esforço para angariar os recursos financeiros para a viagem, eles irão se encontrar com dois milhões de pessoas que vão se reunir para compartilhar a fé católica.

A ansiedade é tanta dos peregrinos de Arapiraca que alguns estão preparados para embarcar há semanas. Exemplo disso é Alessandro Santos, 26, cujas malas dele já estão prontas há 15 dias. “A JMJ entrou na nossa vida em 2011, quando foi realizada em Madri, e vimos tudo pela televisão”, disse o administrador, que junto a outros jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do bairro Jardim de Maria, que integram o grupo Sal &Luz, montou uma espécie de força-tarefa, onde há pouco mais de um ano e cinco meses trabalham juntos para conseguir dinheiro para viajar. “Vendemos trufas, sanduíches, água mineral e, inclusive, realizamos campanhas de brinquedo e agasalho”, explicou.

Com a sensação de missão cumprida após tanto trabalho, os jovens seguem viagem rumo ao encontro de pessoas de todas as nações, que estarão reunidas no Rio de Janeiro. Às 17 horas, todos os arapiraquenses que vão se misturar a multidão católica na próxima semana, participam de uma missa de envio, na Paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro. Ao final da celebração, um ônibus levará os 30 jovens para o aeroporto de Aracaju.

Em agradecimento pelo apoio da comunidade em todos os festivais – do sorvete, do cachorro-quente, além de várias quermesses –  foi montado um banner com as imagens de boa parte dos eventos. “É uma forma de agradecer por tudo que conseguimos durante esse tempo”, afirmou Diogo dos Santos Albuquerque, 21 anos.

Diogo explica que no ônibus que segue para Aracaju vão os jovens das paróquias de São José e Maria do Carmo. “Além das pessoas vinculadas aos grupos das igrejas, também vão outros católicos que se juntarão a nós na viagem”, acrescentou o estudante de Arquitetura, que disse, em seguida, que está feliz por participar pela primeira vez de uma JMJ. “Por ela ser realizada no Brasil, a sensação parece que é diferente; sem contar que teremos a presença do Papa Francisco”, complementou.

Mesmo nem tendo chegado ainda ao Rio de Janeiro, os jovens de Arapiraca já têm projetos para quando voltarem. De acordo com Alessandro Santos, o grupo Sal & Luz – que conta com 50 integrantes –, está planejando a ampliação das ações junto ao poder público para combater a violência, o tráfico de drogas e as situações que colocam o jovem em risco na cidade.

À procura de intérpretes

A comunidade católica de Arapiraca está à procura de intérpretes voluntários – inglês/português –, que possa ajudar neste final de semana, já que a cidade vai receber a visita de cerca de 220 jovens ingleses Católicos que estarão aqui para realizar a Missão Terrena de Evangelizar e posteriormente irão ao Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude.

Os peregrinos irão realizar visitas às comunidades de Arapiraca, porta à porta, compartilhando a palavra de Deus através de suas experiências. Quem tiver inglês fluente e desejar participar pode entrar em contato por meio dos números 9133-3911 e 9808-5354.