Educação

Diretores são agraciados com Prêmio Gestão Escolar

 

Por Agência Alagoas 13/08/2013 18h06
A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) realizou nesta terça-feira (13) a cerimônia de premiação das escolas finalistas na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013. A solenidade aconteceu no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

O evento contou com o Seminário “Intercâmbio de Experiências Exitosas” com o professor norte americano Eric Lincoln, que participa em Alagoas do programa de intercâmbio entre as escolas vencedoras do Prêmio Gestão Escolar.

Na edição deste ano, a Escola Estadual Manoel de Matos, do município de Santana do Mundaú, foi a grande vencedora da premiação. A unidade de ensino recebeu o prêmio no valor de R$ 6 mil e, no final do ano, concorrerá na etapa nacional do concurso, em Brasília. A diretora da instituição, Quitéria Alves, participará de um intercâmbio educacional em escola pública nos Estados Unidos no final de outubro.

O segundo lugar ficou para a Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva, localizada no povoado Lagoa do Caldeirão, na cidade de Palmeira dos Índios. O terceiro destaque foi para a Escola Estadual Laura Dantas, unidade de ensino do Cepa.

Superação


A diretora Quitéria Alves destacou o momento especial vivenciado por todos da escola. A unidade de ensino precisou ser reconstruída após as fortes chuvas de 2010. “Eu acredito que essa premiação aconteceu para que os nossos jovens acreditem que é possível superar as dificuldades com esforço e coragem”, afirma.

A secretária interina da Educação, Josicleide Moura, parabenizou todos os premiados nesta edição do Prêmio Gestão Escolar. “Temos que aplaudir as iniciativas de todas as escolas que se inscreveram na premiação. O trabalho de professores, de diretores e de toda a comunidade escolar deve ser reconhecido e valorizado”, ressalta.

Seminário

Durante a realização do Seminário: Intercâmbio de Experiências Exitosas, o professor norte americano Eric Lincoln falou aos presentes sobre a formação dos educadores nas escolas americanas. “O trabalho de um diretor não é solitário. A valorização do trabalho da equipe é importante. Precisamos refletir sobre a qualidade da gestão de diretores e professores e preparar os alunos para o futuro”, explica.

Eric Lincoln é vice-diretor da Escola Laboratório MS-223 de Finanças e Tecnologia no bairro de Bronx, em Nova York, mesma instituição que o diretor da Escola Estadual Santos Ferraz, Jaelson Farias, realizou um intercâmbio ano passado. A unidade de ensino do município de Taquarana foi a vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem o objetivo de reconhecer e estimular projetos inovadores de gestão desenvolvidos nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa conta com a parceria da Unesco, MEC, Undime, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco,Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.