Alagoas

Após críticas de agentes, Dário César diz que novo presídio é referência

Por Redação, com assessoria 28/11/2013 14h02
Após críticas de agentes, Dário César diz que novo presídio é referência
Secretário Dário César - Foto: 7Segundos

Após as críticas dos agentes penitenciários – que reclamam da estrutura e da segurança no Presídio do Agreste –, o secretário de Estado de Defesa Social, Dário César, afirmou que a unidade “é considerada de ultima geração, tanto na sua construção como na gestão operacional”. Em seguida, disse que o local é de segurança máxima e também é referência no sistema prisional brasileiro. A afirmação foi feita durante uma visita do secretário ao Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças.

Nesta quarta-feira (27), pouco menos de 15 dias da inauguração do Presídio do Agreste, foi realizada uma audiência entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários, o Ministério Público de Alagoas (MPE) e a Defensoria Pública do Estado. Os agentes reivindicam problemas estruturais e de segurança. Os agentes penitenciários denunciaram que estão sofrendo assédio moral, quando fazem alguma reclamação, pois são ameaçados de transferência para a capital. Além disso, eles afirmam que o alojamento feminino é inadequado e o refeitório não é suficiente para todos.

Investimentos de R$ 150 milhões

Os novos policiais que estão ingressando às fileiras da Polícia Militar vão encontrar uma corporação mais bem equipada para fazer o enfrentamento à criminalidade. A afirmação é do secretário da Defesa Social, Dário Cesar, que, junto com o governador Teotonio Vilela Filho e do comandante da PM, coronel Dimas Cavalcante, fez uma visita ao Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Com investimentos de R$ 150 milhões em recursos próprios, o Governo vem dotando a segurança pública de equipamentos de trabalho, como viaturas e armamentos, e de sistemas de tecnologia, como o de Videomonitoramento e de Radiocomunicação Digital.

“Fazer segurança pública requer investimentos no binômio homem-tecnologia, para que possamos produzir melhores resultados no combate à criminalidade”, disse. Segundo ele, além da ampliação para o centro comercial e corredor gastronômico (Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca), o videomonitoramento também será levado para Arapiraca, Barra de São Miguel e praia do Francês.

Ao dar mais uma vez as boas-vindas aos novos soldados, o secretário informou que eles estarão atuando como estágio no policiamento ostensivo durante o período natalino, acompanhado de policiais mais experientes. No final de março, o contingente estará pronto para reforçar a segurança pública.