MEC libera segunda classificação parcial do Sisu
O Ministério da Educação liberou, na madrugada desta quarta-feira (7/1), mais uma classificação parcial dos estudantes que fizeram suas opções de curso no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A consulta deve ser feita com o login do estudante, no site do sistema. Para ver a sua, clique aqui.
Cada candidato pode verificar se está colocado dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema, e modificar suas opções até as 23h59 da próxima sexta-feira (10/1). As notas divulgadas nesta quarta são a segunda parcial da seleção deste ano, e é esperado que elas cresçam em relação às que foram divulgadas ontem, porque a tendência é que os candidatos migrem para outros cursos após terem ideia da concorrência. A previsão do MEC é que as classificações parciais sejam divulgadas todos os dias ao longo desta semana, por volta das 2h.
A nota de corte é uma referência, e se altera ao longo do período, à medida em que novos inscritos se candidatam às vagas. Diariamente o sistema calcula a nota de corte com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso. Ela representa a nota mínima que o estudante precisa ter para ser aprovado. Se um curso tem 30 vagas, por exemplo, a nota mínima será a pontuação do candidato que preencheu a 30º vaga, e quem tirou menos fica de fora.
A edição de 2014 do Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O último balanço feito pelo MEC, divulgado na tarde de ontem, indicava que mais de 1,6 milhão de candidatos já haviam feito sua inscrição para pleitar uma das oportunidades disponíveis. Quem ainda não fez a sua inscrição tem até a próxima sexta-feira para se candidatar. Podem participar da seleção os estudantes que fizeram a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiraram nota zero na redação.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro. O período para a matrícula dos selecionados na primeira chamada é de 17 a 21 deste mês, nas instituições para as quais eles se inscreveram, e na semana seguinte, em 27 de janeiro, sai a lista de aprovados em segunda chamada. A matrícula dos aprovados neste caso será feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, também nas instituições onde os candidatos estudarão.
Haverá, ainda, a lista de espera para os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso nas duas chamadas, ou tenham passado apenas na segunda opção feita no ato da inscrição. O período para aderir a esta lista será de 27 de janeiro e 7 de fevereiro, e cajo haja vagas, a convocação pelas instituições desses candidatos ocorrerá a partir de 11 de fevereiro.