Alagoas

Correios lança edição do Concurso de Redação de Cartas

Por Assessoria 29/01/2014 11h11
Correios lança edição do Concurso de Redação de Cartas

A partir do dia 3 de fevereiro até o dia 17 de março, estarão abertas as inscrições para a 43ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar, as redes de ensino pública e privada devem inscrever seus estudantes com até 15 anos. Em 2014, os alunos deverão escrever uma carta sobre o tema “Como a música influencia a vida”.

A primeira etapa do concurso é feita na própria escola, por meio de uma seleção interna que escolhe até duas redações que representarão o colégio na etapa estadual, sendo aceitos somente textos inscritos pelas escolas. Os autores e as instituições de ensino das três melhores redações receberão premiações dos Correios, assim como o grande vencedor da etapa nacional, que irá competir internacionalmente.

Em 2013, Alagoas ficou em 2º lugar na etapa nacional, mostrando que o nosso estado está afinado com a fama e o histórico do país no concurso. O Brasil já ganhou três medalhas de ouro, duas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas na etapa internacional.

Somos o segundo país mais bem classificado do mundo. No entanto, o grande benefício do concurso é ser uma ação efetiva de responsabilidade social empresarial sintonizada com o 2º objetivo do milênio estabelecido pela ONU, denominado “Educação Básica de Qualidade para Todos”. É um estímulo à produção literária, ao estudo e uma valorização dos talentos nacionais. Por esses motivos, os Correios, voluntariamente, realizam o concurso no Brasil.

Mas, não é pela importância em significado e como ação social que o concurso não irá premiar aqueles que se destacarem. Na fase estadual, o primeiro colocado irá receber um tablet; o segundo e o terceiro lugar, uma máquina fotográfica. As escolas receberão um computador, no caso do primeiro colocado, e uma impressora multifuncional, nas demais colocações. Já na fase nacional, tanto estudante quanto escola vencedores receberão uma TV de LED 40'' e um troféu. Todos, em todas as etapas, receberão certificado.

O regulamento, o formulário, a ficha de inscrição e os contatos estão disponíveis no endereço www.correios.com.br, na aba “Sobre os Correios”, através do link “Sustentabilidade > Vertente Social > Concurso Internacional de Cartas”.