Conselho divulga nota sobre falsos aparelhos ortodônticos
Após uma denúncia de que adolescentes estavam comprando e colocando aparelhos ortodônticos para ficar na moda e que a compra e a instalação era feita por pessoas sem autorização. O Conselho de Odontologia divulgou uma nota falando do perigo que o uso de aparelho sem indicação de um profissional pode causar. Segue a nota:
O Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CROAL) repudia qualquer prática que possa por em risco a saúde da população e o bom conceito da profissão de cirurgião dentista.
A instalação de aparelhos dentários é uma prática privativa do cirurgião dentista e faz parte do tratamento ortodôntico, que deve ser precedido de diagnóstico e planejamento para cada caso.
O modismo de instalação de "aparelhos falsos" de cores variadas, sem finalidade terapêutica, deve ser encarado como um risco à saúde bucal, podendo levar à modificação da posição dos dentes e até mesmo a graves problemas gengivais e perda dos elementos dentais.
O presidente do CROAL, Dr Hildeberto Lins, ressalta que pessoas leigas que instalam aparelhos ortodônticos com finalidades não terapêuticas estão praticando crime de exercício ilegal da profissão de dentista, previsto no artigo 282 do Código Penal Brasileiro.
É necessário que pais e responsáveis estejam atentos a esses modismos descabidos entre os jovens para que esta prática não venha causar prejuízos irreparáveis à saúde bucal de seus filhos.
Para a sociedade, fica o alerta: o uso de aparelhos dentários tem indicação apenas em casos que necessitem de tratamento ortodôntico, exclusivamente sob supervisão de um profissional dentista.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
