Arapiraca

Fonte do Bosque das Arapiracas é reativada após três meses sem funcionar

Por Redação com assessoria 19/03/2014 09h09
Fonte do Bosque das Arapiracas é reativada após três meses sem funcionar
Fonte luminosa dos Bosques de Arapiraca. - Foto: Divulgação

A fonte luminosa que fica no Bosque das Arapiracas,em Arapiraca, inaugurada junto a um lago no final de 2012, teve todo o seu quadro elétrico trocado após vazamentos contínuos que vinham acontecendo.

Vistorias técnicas foram feitas para averiguar os problemas que estavam ocasionando o despejo indevido de água na casa de bombas, chegando a queimá-las diversas vezes.

Como a manutenção era feita de duas em duas semanas – período usual em que elas davam algum tipo de entrave –, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) optou pelo desligamento da fonte para não haver complicações futuras.

"Ao que tudo indica, os problemas teriam sido identificados no mangote da primeira bomba e no motor da outra, o que estava fazendo acontecer os vazamentos contínuos. Desta forma, recuperamos também as bombas, que vinham sendo danificadas. Enfim, retomamos com nossa fonte luminosa, que dará mais charme e uma bela vista aos usuários do Bosque das Arapiracas", diz o secretário da Semasa, Ivens Barbosa, ressaltando que milhares de pessoas passam pelo local todos os dias, sejam para fazer caminhadas e exercícios nas academias ao ar livre disponíveis ou simplesmente indo para casa ou para o trabalho.

Sobre a fonte

A fonte tem mais de quatro metros de altura, proporcionando uma queda d'água que se renova com a força das bombas instaladas numa câmara. Em volta dela, há uma série de canhões de feixes de luz, transformando, durante à noite, o equipamento em algo de beleza única com uma cachoeira multicolorida.

O Bosque das Arapiraca teve sua primeira parte entregue aos moradores dos bairros Santa Edwiges e Centro em 2011 e a segunda, no ano seguinte, pelo ex-prefeito Luciano Barbosa. O local, um verdadeiro pulmão verde a pulsar na parte central do município, possui ainda a Escola Municipal de Circo Téofanes Silveira, o Ginásio Municipal João Paulo II, ciclovia, rampas acessíveis e ambiente para descanso e lazer, vindo a receber atrações musicais da terra no começo de 2013 com o projeto "Som da Fonte", levando música e cultura para aquela área verde.