Baixo São Francisco

Pescador é homenageado por defesa do Rio São Francisco

Por Agência Alagoas 21/05/2014 10h10
Pescador é homenageado por defesa do Rio São Francisco

O pescador Antônio Gomes dos Santos, mais conhecido como Toinho Pescador, foi premiado com o título “Amante do Velho Chico”. O prêmio foi entregue em Penedo, na semana passada, pelo diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, durante uma série de atividades organizadas por estudantes da cidade ribeirinha em defesa do Rio São Francisco.

Técnicos do IMA conheceram projetos ambientais desenvolvidos por estudantes e moradores no I Espaço Cultural e Sustentável de Penedo, na Escola Municipal de Educação Básica Manoel Soares de Melo.

No momento de entregar o prêmio ao homenageado, o presidente do IMA relembrou o trabalho desenvolvido por Antônio Pescador. “Este homem humilde, que através da pesca criou os irmãos e os filhos, é um exemplo de que não é preciso muito para transformar o lugar onde se vive e torná-lo melhor. As ações dele já o levaram para longe, inclusive para fora do país. Ele é um defensor do Rio São Francisco. Talvez, o maior que Penedo já viu”, falou.

Emocionado, Toinho Pescador, que também é escritor e poeta e já produziu obras que falam sobre o Rio São Francisco, agradeceu a homenagem e chamou a atenção para a situação do maior cartão postal de Penedo.

“Estão acabando com o nosso rio. Daqui, eu tirei o sustento da minha família. Hoje, quase nem peixe existe mais. É preciso unir forças e transformar essa realidade. Precisamos fazer com que o rio viva de novo”, pediu. Ao final, Toinho declamou uma de suas poesias sobre o rio da Integração Nacional e foi fortemente aplaudido.