Pescador é homenageado por defesa do Rio São Francisco
O pescador Antônio Gomes dos Santos, mais conhecido como Toinho Pescador, foi premiado com o título “Amante do Velho Chico”. O prêmio foi entregue em Penedo, na semana passada, pelo diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, durante uma série de atividades organizadas por estudantes da cidade ribeirinha em defesa do Rio São Francisco.
Técnicos do IMA conheceram projetos ambientais desenvolvidos por estudantes e moradores no I Espaço Cultural e Sustentável de Penedo, na Escola Municipal de Educação Básica Manoel Soares de Melo.
No momento de entregar o prêmio ao homenageado, o presidente do IMA relembrou o trabalho desenvolvido por Antônio Pescador. “Este homem humilde, que através da pesca criou os irmãos e os filhos, é um exemplo de que não é preciso muito para transformar o lugar onde se vive e torná-lo melhor. As ações dele já o levaram para longe, inclusive para fora do país. Ele é um defensor do Rio São Francisco. Talvez, o maior que Penedo já viu”, falou.
Emocionado, Toinho Pescador, que também é escritor e poeta e já produziu obras que falam sobre o Rio São Francisco, agradeceu a homenagem e chamou a atenção para a situação do maior cartão postal de Penedo.
“Estão acabando com o nosso rio. Daqui, eu tirei o sustento da minha família. Hoje, quase nem peixe existe mais. É preciso unir forças e transformar essa realidade. Precisamos fazer com que o rio viva de novo”, pediu. Ao final, Toinho declamou uma de suas poesias sobre o rio da Integração Nacional e foi fortemente aplaudido.
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
