Sem ajuda da prefeitura, Lar São Domingos faz cavalgada
Sem contar com o repasse da prefeitura, os administradores do Lar São Domingos de Sávio, em Arapiraca, organizaram uma cavalgada no último dia 15, e conseguiram arrecadar fundos para tentar tirar a instituição do vermelho e manter o Lar.
Com 14 anos de existência, o Lar São Domingos mantém 20 crianças que ficam por lá até completar a maioridade. O problema é que a instituição vive de doações e de um repasse mensal de R$ 1.617. O valor, segundo uma das colaboradas e fundadoras do abrigo, Bernadete Barbosa Macedo, não é repassado pela prefeitura de Arapiraca desde outubro de 2013.
“A cavalgada foi ótima e o objetivo foi alcançado. Acredito que agora vamos passar um bom tempo sem ficar no vermelho”, afirmou a voluntária e ex-diretora da instituição, Bernadete Barbosa.
Segundo Bernadete, a despesa mensal no Lar São domingos chega a cerca de R$ 12 mil. “Com o dinheiro que era repassado pela prefeitura a gente contornava a situação, mas quando o repasse deixou de chegar a situação piorou”, destacou.
Bernadete explicou que a instituição tem três projetos grandes, onde cerca de 80 crianças participam. Esses projetos fazem com que as crianças desenvolvam talentos, mas disse que não são projetos baratos.
O outro lado
Já o secretário de assistência social do município, Daniel Rocha, em contato com o 7Segundos, confirmou que o repasse está suspenso, mas colocou a responsabilidade pelo fato de a entidade ter deixado de prestar contas do que recebe desde o fim do ano passado.
“Dinheiro público não é brincadeira e nós da administração pública temos também que prestar contas de como gastamos as verbas de Arapiraca. Não só o Lar São Domingos, mas outras entidades, que eu reputo como guerreiras no trabalho que desempenham, não têm prestado contas. Por isso, o repasse foi suspenso. Entendo que falta estrutura às entidades também para a prestação de contas, porém o Conselho Municipal de Assistência Social tem apertado o cerco e nós não podemos deixar de cumprir com a nossa obrigação”, declarou o secretário de Assistência Social de Arapiraca.
Sobre a declaração do secretário, Bernadete rebateu que a instituição vinha prestando contas. “A afirmação do secretário não procede, nós prestamos contar sim”, disparou.
O Lar São Domingos de Sávio fica na Praça Antonio Barbosa, nº 41, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram destruição em apartamento atingido por fogo na Ponta Verde
Procon Maceió divulga pesquisa de preços de itens carnavalescos
Apartamento pega fogo em edifício na Ponta Verde, em Maceió
HGE reforça orientações de saúde para foliões no pré-Carnaval
Rafael Brito afirma que Pacto Nacional contra o Feminicídio deve diminuir falhas institucionais
Governador Paulo Dantas nomeia nova direção da Polícia Científica de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
