Sem ajuda da prefeitura, Lar São Domingos faz cavalgada
Sem contar com o repasse da prefeitura, os administradores do Lar São Domingos de Sávio, em Arapiraca, organizaram uma cavalgada no último dia 15, e conseguiram arrecadar fundos para tentar tirar a instituição do vermelho e manter o Lar.
Com 14 anos de existência, o Lar São Domingos mantém 20 crianças que ficam por lá até completar a maioridade. O problema é que a instituição vive de doações e de um repasse mensal de R$ 1.617. O valor, segundo uma das colaboradas e fundadoras do abrigo, Bernadete Barbosa Macedo, não é repassado pela prefeitura de Arapiraca desde outubro de 2013.
“A cavalgada foi ótima e o objetivo foi alcançado. Acredito que agora vamos passar um bom tempo sem ficar no vermelho”, afirmou a voluntária e ex-diretora da instituição, Bernadete Barbosa.
Segundo Bernadete, a despesa mensal no Lar São domingos chega a cerca de R$ 12 mil. “Com o dinheiro que era repassado pela prefeitura a gente contornava a situação, mas quando o repasse deixou de chegar a situação piorou”, destacou.
Bernadete explicou que a instituição tem três projetos grandes, onde cerca de 80 crianças participam. Esses projetos fazem com que as crianças desenvolvam talentos, mas disse que não são projetos baratos.
O outro lado
Já o secretário de assistência social do município, Daniel Rocha, em contato com o 7Segundos, confirmou que o repasse está suspenso, mas colocou a responsabilidade pelo fato de a entidade ter deixado de prestar contas do que recebe desde o fim do ano passado.
“Dinheiro público não é brincadeira e nós da administração pública temos também que prestar contas de como gastamos as verbas de Arapiraca. Não só o Lar São Domingos, mas outras entidades, que eu reputo como guerreiras no trabalho que desempenham, não têm prestado contas. Por isso, o repasse foi suspenso. Entendo que falta estrutura às entidades também para a prestação de contas, porém o Conselho Municipal de Assistência Social tem apertado o cerco e nós não podemos deixar de cumprir com a nossa obrigação”, declarou o secretário de Assistência Social de Arapiraca.
Sobre a declaração do secretário, Bernadete rebateu que a instituição vinha prestando contas. “A afirmação do secretário não procede, nós prestamos contar sim”, disparou.
O Lar São Domingos de Sávio fica na Praça Antonio Barbosa, nº 41, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.
Últimas notícias
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
