Sem ajuda da prefeitura, Lar São Domingos faz cavalgada

Sem contar com o repasse da prefeitura, os administradores do Lar São Domingos de Sávio, em Arapiraca, organizaram uma cavalgada no último dia 15, e conseguiram arrecadar fundos para tentar tirar a instituição do vermelho e manter o Lar.
Com 14 anos de existência, o Lar São Domingos mantém 20 crianças que ficam por lá até completar a maioridade. O problema é que a instituição vive de doações e de um repasse mensal de R$ 1.617. O valor, segundo uma das colaboradas e fundadoras do abrigo, Bernadete Barbosa Macedo, não é repassado pela prefeitura de Arapiraca desde outubro de 2013.
“A cavalgada foi ótima e o objetivo foi alcançado. Acredito que agora vamos passar um bom tempo sem ficar no vermelho”, afirmou a voluntária e ex-diretora da instituição, Bernadete Barbosa.
Segundo Bernadete, a despesa mensal no Lar São domingos chega a cerca de R$ 12 mil. “Com o dinheiro que era repassado pela prefeitura a gente contornava a situação, mas quando o repasse deixou de chegar a situação piorou”, destacou.
Bernadete explicou que a instituição tem três projetos grandes, onde cerca de 80 crianças participam. Esses projetos fazem com que as crianças desenvolvam talentos, mas disse que não são projetos baratos.
O outro lado
Já o secretário de assistência social do município, Daniel Rocha, em contato com o 7Segundos, confirmou que o repasse está suspenso, mas colocou a responsabilidade pelo fato de a entidade ter deixado de prestar contas do que recebe desde o fim do ano passado.
“Dinheiro público não é brincadeira e nós da administração pública temos também que prestar contas de como gastamos as verbas de Arapiraca. Não só o Lar São Domingos, mas outras entidades, que eu reputo como guerreiras no trabalho que desempenham, não têm prestado contas. Por isso, o repasse foi suspenso. Entendo que falta estrutura às entidades também para a prestação de contas, porém o Conselho Municipal de Assistência Social tem apertado o cerco e nós não podemos deixar de cumprir com a nossa obrigação”, declarou o secretário de Assistência Social de Arapiraca.
Sobre a declaração do secretário, Bernadete rebateu que a instituição vinha prestando contas. “A afirmação do secretário não procede, nós prestamos contar sim”, disparou.
O Lar São Domingos de Sávio fica na Praça Antonio Barbosa, nº 41, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
