Empresários autorizaram uso de jato por Campos, diz presidente do PSB
O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, afirmou nesta terça-feira (26), por meio de nota oficial, que o uso da aeronave que transportava o ex-governador Eduardo Campos na campanha eleitoral deste ano, de prefixo PR-AFA, foi autorizado pelos empresários pernambucanos João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira. A primeira prestação de contas parcial da campanha do PSB não apontou as despesas com a locação do jato particular.
“A aeronave de prefixo PR-AFA, em cujo acidente faleceu seu presidente, Eduardo Henrique Aciolly Campos, nosso candidato à presidência da República, teve seu uso – de conhecimento público – autorizado pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira”, informou o partido.
Reportagem publicada no último domingo (24) pelo jornal “Folha de S.Paulo” afirmou que a Polícia Federal (PF) apuraria se aeronave que caiu com o ex-governador de Pernambuco foi comprada com dinheiro de caixa 2 de empresas ou do próprio PSB. Além disso, reportagem do jornal "O Globo" apontou suspeita de irregularidade na cessão da aeronave para a campanha eleitoral de Eduardo Campos.
No entanto, a PF divulgou nota nesta terça para informar que só investigará suposto uso de caixa 2 na compra do jato particular se houver solicitação ou autorização da Justiça Federal. Segundo o comunicado, a corporação abriu inquérito no último dia 13 apenas para apurar as causas do acidente aéreo que provocou a morte de Campos e de outras seis pessoas em Santos (SP).
De acordo com um registro na Agência Nacional de Avião Civil (Anac), a empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda, de Ribeirão Preto (SP), havia comprado o jato que conduzia o presidenciável do PSB por um arrendamento operacional, que é um leasing, uma espécie de financiamento.
Após o desastre aéreo, a empresa AF Andrade enviou para a Anac um documento, informando que tinha repassado o avião para o usineiro pernambucano João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho – amigo de Campos – em maio deste ano, período em que o jato passou a ser usado na campanha presidencial do PSB.
O mesmo documento explica que as empresas BR Par Participações e Bandeirantes Pneus, de Apolo Santana Vieira, se apresentaram para assumir o financiamento junto à Cessna, a fabricante da aeronave. Em nota, a Bandeirantes Pneus disse que teve interesse na compra do jato, mas que não realizou a operação.
Na nota divulgada nesta tarde, o PSB informou ainda que o recibo eleitoral sobre o uso da aeronave seria emitido após a campanha presidencial, uma vez que, segundo o partido, os custos só poderiam ser calculados, por “pressuposto óbvio”, após o período em razão das horas de voo que seriam utilizadas no decorrer da campanha.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo PSB:
O Partido Socialista Brasileiro esclarece:
A aeronave de prefixo PR-AFA, em cujo acidente faleceu seu presidente, Eduardo Henrique Aciolly Campos, nosso candidato à presidência da República, teve seu uso — de conhecimento público -- autorizado pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira.
Nos termos facultados pela legislação eleitoral, e considerando o pressuposto óbvio de que seu uso teria continuidade até o final da campanha, pretendia-se proceder à contabilização ao término da campanha eleitoral, quando, conhecida a soma das horas voadas, seria emitido o recibo eleitoral, total e final.
A tragédia, com o falecimento, inclusive, de assessores, impôs conhecidas alterações tanto na direção partidária quanto na estrutura e comando da campanha, donde as dificuldades enfrentadas no levantamento de todas as informações que são devidas aos nossos militantes e à sociedade brasileira.
Brasília, 6 de agosto de 2014
Roberto Amaral, presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro
Últimas notícias
Empresa de Arapiraca aparece em ‘lista suja’ de trabalho escravo; veja completa
Homem é suspeito oferecer cestas básicas para abusar de crianças no interior de AL
Ludmilla presenteia babá da filha com celular de mais de R$ 11 miL
Renan Filho retoma cadeira no Senado para disputar o governo de Alagoas
Protesto interdita avenida no Benedito Bentes e provoca trânsito na região
Paciente arapiraquense em estado neurológico grave é transferida para SP por meio de voo aeromédico
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
