Alagoas

Almagis entrega brinquedos ao Núcleo de Apoio Psicossocial do IML

Por Assessoria 29/08/2014 16h04
Almagis  entrega brinquedos ao Núcleo de Apoio Psicossocial do IML
- Foto: Assessoria

A vice-presidente Sociocultural da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juíza Emanuela Bianca Porangaba, e a presidente da Ala Feminina da entidade de classe (Afalmagis), Roberta Montenegro, entregaram, na manhã desta sexta-feira (29), as doações arrecadadas durante a campanha "Um brinquedo, por um sorriso". Os brinquedos foram destinados ao Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), na sede do Instituto Médico Legal Estácio Lima (IML).

O espaço é exclusivo para o atendimento prioritário e tratamento humanizado de crianças de 0 a 12 anos, vítimas de violência. "É fundamental que essas crianças tenham um tratamento mais humanizado, com um lugar lúdico, para que elas possam se sentir à vontade para contar o que aconteceu. Por isso, vamos continuar com a campanha, buscando arrecadar mais brinquedos", destacou a vice-presidente da Almagis.

De acordo com a psicóloga do Naps, Rita Carla, o espaço proporcionou um atendimento mais rápido e com melhor qualidade. "Agora a criança não corre mais o risco de encontrar o agressor nos corredores enquanto espera o atendimento, já que eles ficam em locais separados. Como o espaço é bastante lúdico, é mais rápido também o relato da criança, que antes demorava em média quatro horas para começar a contar o que havia acontecido", afirma a psicóloga, que explica como é realizado o atendimento: "ouvimos a criança sem a presença da mãe. Isso é fundamental, porque em muitos casos a genitora não aceita que o abuso tenha sido cometido pelo companheiro e tenta induzir a criança a negar o fato".

Os jogos, livros e bonecos, além de tornarem o ambiente lúdico, são doados aos menores que são atendidos pelo Núcleo. O diretor do IML, Luiz Mansur, conta que algumas crianças recebem ali seus primeiros brinquedos. "Atendemos meninos e meninas muito humildes, que nunca tiveram um brinquedo, e quando chegam aqui ficam encantados. É triste saber que para essas crianças o primeiro brinquedo veio em decorrência de uma situação tão traumática", realça.

Também participaram da entrega das doações as integrantes da Ala Feminina, Maria José Silva Ramos e Rita de Cássia. A campanha da Associação continua até o mês de outubro, quando a entidade de classe irá esoclher um abrigo para entregar os brinquedos arrecadados.

 

Naps

O Núcleo foi idealizado pelos próprios funcionários do órgão, que se sensibilizaram com alto registro de casos e decidiram por conta própria montar o espaço, contando com o patrocínio da ONG Parceiros da Vida e de colaboradores. O local funciona com plantão presencial de médico legista para o exame de corpo de delito e por psicólogas que são responsáveis pela consulta antes do exame, garantindo às crianças um atendimento totalmente humanizado. Para isso, toda a área do núcleo recebeu uma decoração infantil, e conta com uma brinquedoteca equipada com livros, jogos, e brinquedos.

 

Estatísticas

Em 2013, o IML de Maceió registrou 511 atendimentos para crianças de zero a 12 anos, desse total, 217 exames foram em vítimas de lesão corporal, 242 exames em vítimas de estupro com conjunção carnal, e 52 exames de estupro por ato libidinoso. Este ano, só nos três primeiros meses (janeiro a março), o IML já contabilizou 149 atendimentos a mesma faixa etária de crianças, sendo 76 por lesão corporal, 64 por estupros com conjunção carnal e 9 estupros por ato libidinoso.