Proleite terá doze palestras em dois dias de seminário

Um espaço para expor ideias e discutir sobre a realidade da cadeia produtiva do leite, e ainda sim buscar valorização e melhoramento da produção no estado. Estes são alguns dos referenciais que poderão ser encontrados durante a realização da 17° edição do Seminário para Produtores de Leite e derivados de Alagoas, o Proleite, no período de 30 a 31 de outubro, durante a Expoagro/AL.
O evento que é organizado pelo Sindicato das Indústrias e Laticínios de Alagoas (Sileal) em parceria com o Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), já se consolidou como ponto de encontro anual entre produtores, laticinistas e representantes da indústria. Há 17 anos, o Proleite promove palestras, exposições e concurso de produtos lácteos.
Na última segunda-feira,1, a comissão de organização do evento se reuniu, na sede da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), para fechar o planejamento de atividades da edição deste ano. Participaram do encontro os representantes do Senai/AL, Lula Sá e Larissa Casado, o presidente do Sindleite, André Ramalho, e Arthur Vasconcelos, presidente do Sileal.
De acordo com Larissa Casado, nutricionista do Senai/AL, a edição deste ano contará com doze palestras em dois dias de seminários. "Teremos palestras abordando diversos temas voltados a qualidade produtiva da cadeia do leite em Alagoas. Estamos selecionando palestrantes de referência nacional para discutir as tendências do mercado nos dois dias de seminário", afirmou. As palestras acontecem nos dias 30 e 31, das 9h as 17h. O objetivo é contribuir diretamente para a qualidade dos produtos e aperfeiçoamento da produção laticinista.
A programação oficial ainda não saiu, mas um dos organizadores adiantou a reportagem do Gazeta Rural, que este ano a tradicional praça do Leite, local onde ocorre a exposição e degustação, terá uma atração a mais. "Estamos projetando um cenário onde será simulado todo circuito do Leite. Será possível observar todas as etapas do processo de produção", revelou Arthur Vasconcelos presidente do Sileal.
Concurso Lácteo
Este ano, além da série de palestras voltadas ao interesse dos produtores, também está confirmada a 9° edição do Concurso de Produtos Lácteos, com data marcada para o dia 29 de outubro. A competição tem como finalidade reforçar a necessidade de manter padrões de produção exigidos pelo mercado.
Segundo Larissa Casado devem participar do concurso cerca de 20 empresas, e 120 produtos devem ser julgados. Para avaliar os produtos, o Senai/AL deve selecionar uma equipe composta por fabricantes de fora do estado, chefes de cozinha, formadores de opinião e compradores. Serão analisados itens como sabor, textura, aparência, embalagem, aspecto sensorial entre outros parâmetros de consumo recomendado pelo segmento.
Últimas notícias

MPAL faz acordo com Câmara de Vereadores de Palmeira para diminuir o número de servidores comissionados

Homem com H: Filme biografia sobre Ney Matogrosso estreia no Cine Penedo neste final de semana

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Baixa Grande, em Arapiraca

Sefaz intercepta 8 toneladas de charque sem nota fiscal em Alagoas

Governo Lula cria novo orçamento secreto de R$ 3 bilhões na Saúde

Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito é furtada na madrugada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
