Política

No Sertão, Renan Filho recebe Plano de Agricultura Familiar

Por Assessoria 15/09/2014 10h10
No Sertão, Renan Filho recebe Plano de Agricultura Familiar
- Foto: Assessoria

Neste domingo, 14, o candidato a governador pela coligação Com o povo pra Alagoas Mudar recebeu o Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, confeccionado com a contribuição de 23 mil agricultores familiares.

Reativação da Emater para levar assistência técnica ao pequeno agricultor e garantia do acesso a água são pontos cruciais do plano criado em 632 reuniões, realizadas em 57 municípios. Isso representa 92% da agricultura familiar alagoana. O plano foi entregue ao candidato a governador durante uma grande reunião com agricultores no município de Santana do Ipanema.

Para Renan Filho, a agricultura familiar será prioridade, pois não há desenvolvimento de Alagoas sem desenvolver o interior do Estado por meio da agricultura familiar. O melhor caminho é levar água, assistência técnica e industrializar a produção dos pequenos agricultores.

"A agricultura familiar precisa de assistência técnica e acesso ao crédito, sobretudo vamos lutar pela regularização dos títulos fundiários. Vamos fazer parceria para que os cartórios ou ainda ir para o enfrentamento e regularizar as terras dos pequenos para que eles tenham acesso a crédito também", afirmou Renan Filho.

Com entusiasmo de uma plateia de oito mil pessoas, o candidato a governador falou ainda sobre sua proposta de industrializar a produção do agricultor familiar. A agricultura familiar, segundo Renan, "será tão mais forte quando a nossa farinha for exportada e vendida, como também a produção de leite e derivados, por exemplo".

Tudo isso só será possível com a presença da água na propriedade do pequeno agricultor. Sendo assim, o candidato vai discutir com o pequeno agricultor a destinação da água, tanto do Canal do Sertão, como do Rio São Francisco. Edilson Ramos, representando a categoria, entregou o plano de desenvolvimento e elogiou a postura de Renan Filho.

"Trabalho só se faz em conjunto e um trabalho como este, feito a muitas mãos vai otimizar o serviço. Governe com o povo porque com o povo você será sempre forte", concluiu a liderança.