Juceal e Sebrae promovem capacitação para usuários do Portal Facilita Alagoas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Sebrae Alagoas promoveram, na última sexta-feira (12), a segunda capacitação para usuários do Portal Facilita Alagoas deste ano. Com cerca de 200 inscritos, abrangendo contadores, advogados e estudantes, o Café da Manhã com Contadores foi realizado na sede do Sebrae, em Maceió.
O treinamento contou com palestras ministradas por representantes dos órgãos organizadores. Os participantes puderam esclarecer dúvidas quantos às funcionalidades do portal – uma interface da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.
Na primeira apresentação da manhã, a analista de políticas públicas do Sebrae Alagoas Luciana Leite expôs dados sobre o momento empresarial no estado, com destaque para as micro e pequenas empresas. Baseando-se nas leis Geral da Micro e Pequena Empresa e nº 11.598/07 (Redesim), a analista destacou que o ambiente de desburocratização tem também a contribuição dos profissionais, que, segundo ela, são atores principais nesse processo de construção de um melhor ambiente empresarial no estado.
A palestra foi seguida pela exposição dos principais erros cometidos pelos usuários no portal, explanada pela gerente de tecnologia da Redesim em Alagoas, Carolina Cavalcante. “Esse é o momento de falar um pouco do nosso dia-a-dia para evitar erros e, assim, diminuir os processos em exigência”, disse a gerente, que abordou desde o preenchimento incorreto de dados até as dificuldades na abertura empresarial e na mudança do tipo de empresa.
O presidente da Juceal, José Lages Júnior, exaltou a parceira com os órgãos presentes na capacitação e a presença massiva dos inscritos. “O portal realmente funciona graças a esta integração entre os órgãos e também com a contribuição de dúvidas e sugestões de vocês. Com este feedback, podemos trabalhar o Facilita para que ele possa se aproximar do ideal”, afirmou.
Para o contador Josinaldo Barros, eventos como esse são essenciais para promover uma aproximação com os usuários do sistema e os órgãos integrados. “Foi gratificante. Pude deixar minha opinião e discutir os problemas que encontrei. Não tenho o que reclamar. O portal é bem explicativo e tem bastantes informações”, comentou.
Além dos órgãos que organizam evento, participaram representantes da Receita Federal, da Vigilância Sanitária Municipal, Secretária Municipal de Finanças, Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) e o Corpo de Bombeiros.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
