Alagoas

Catadores participam de reunião para geração de renda

Por Assessoria 16/09/2014 14h02
Catadores  participam de reunião para geração de renda
- Foto: Assessoria

Na manhã de segunda-feira (15), foi realizada uma importante reunião com os catadores de materiais recicláveis do município de São Miguel dos Campos, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) que contou com a participação da representante da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), a Coordenadora do Projeto "Juntos Catamais'', Geórgia Jatobá e com a participação da consultora social, Simone Marques.

A reunião teve como objetivo orientar e capacitar os catadores sobre a organização da associação no município, buscando as alternativas de inclusão social para que eles tenham acesso aos projetos de geração de renda, e saiam da situação de extrema pobreza. Na reunião foi proporcionado através da coordenadora do Projeto Juntos Catamais, a realização de um curso de alfabetização para os catadores jovens e adultos que estão fora da idade escolar, para que eles possam se associar e administrar seus próprios negócios.

"A ideia é ajudar a organizar esses trabalhadores em associações, para que eles tenham acesso às políticas públicas", afirmou Geórgia Jatobá.

A coordenadora também explicou que o projeto trata do fortalecimento das organizações coletivas de catadores de materiais recicláveis no Estado de Alagoas, através de Empreendimento Econômico Solidário em rede, com melhoria nas condições de trabalho e das instalações físicas, capacitação para autogestão voltada à inclusão produtiva, e apoio entre outras questões que envolvem o fortalecimento das organizações coletivas de catadores para contribuir com a geração de trabalho e renda.


 Os catadores estão sendo apoiados pela Prefeitura de São Miguel dos Campos neste processo inicial de formação da associação e proporcionando-os assistência social. A Prefeitura também ajudará com a disponibilidade do espaço de trabalho para instalação da associação. "O intuito é incentivar esses catadores a formar um grupo organizado e unido, uma associação de catadores, para ser contemplado no Projeto de Economia Solidária "Juntos Catamais" e em outros projetos e ações para melhoria do trabalho de reciclagem dos catadores", frisou Marília Batista, coordenadora de Meio Ambiente da Seama.