Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas no Rio Grande do Sul
As 32.769 urnas eletrônicas a serem usadas nas eleições de domingo (5) começaram a ser distribuídas aos 8.797 locais de votação do Rio Grande do Sul. Ontem, quinta-feira (2), 5% das urnas já foram transportadas para seções eleitorais de Porto Alegre e do interior gaúcho. Hoje (3), 30% delas serão levadas para os locais de votação e amanhã (4) o trabalho será concluído em todos os 497 municípios gaúchos. No sábado, à tarde, será feita a montagem das seções.
“As urnas do Rio Grande do Sul ficam nas zonas eleitorais o ano inteiro. A preparação das urnas é feita pelas zonas e elas distribuem diretamente para os locais de votação”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Daniel Wobeto.
Segundo ele, não há possibilidade de fraude já que as urnas estão lacradas e programadas para funcionar apenas no dia da votação.
Às 7h de domingo, os mesários de cada sala de votação vão emitir documento chamado zerésima, que faz uma listagem com o nome de todos os candidatos e seus respectivos votos. Se a urna estiver funcionando corretamente, a impressão da zerésima vai demonstrar que nenhum candidato recebeu votos antes do início das eleições.
Caso alguma urna apresente defeito durante o processo de votação, é solicitada a troca por uma de reserva. Das 32.769 urnas do Rio Grande do Sul, 5.709 são de reserva para poderem substituir as defeituosas no dia da eleição.
>> Ainda tem dúvidas sobre o processo eleitoral? Faça o teste e fique craque!
“Temos uma média histórica de 2% de ocorrências, como tomada com defeito, ou urna que dá um problema mas ao ligá-la de novo volta a funcionar normalmente. Substituição de urna mesmo ocorre em menos de 1% dos casos”, informou Wobeto.
A expectativa do TRE é que a eleição transcorra normalmente no estado, mesmo em caso de falta de energia, já que cada urna tem uma bateria interna que permite seu funcionamento. Cada bateria funciona de sete a 12 horas seguidas.
De acordo com o secretário, a previsão é que o resultado final da eleição no estado seja divulgado até as 22h de domingo.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo anuncia restauração da histórica Rua do Banheiro pelo PAP
Penedo receberá a carreta do Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde
Com 41,75%, Renan Filho ultrapassa JHC em pesquisa, após início da pré-campanha
Polícia Civil apreende 191 cartões bancários em operação contra agiotagem em Penedo
Acidente entre van e carro de passeio é registrado no município de Água Branca
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
