Governo de Alagoas se prepara para administrar sistema em Nuvem
A administração de sistema em nuvem é a nova meta que o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) pretende alcançar para o Governo de Alagoas neste ano. Os equipamentos e sistemas adequados para tal tarefa já foram adquiridos e agora os técnicos do Itec estão sendo treinados para dar início ao projeto.
“A Cloud (nuvem) permitirá ao Itec mensurar os custos de cada serviço de infraestrutura oferecido aos clientes além de menor desperdício no uso dos recursos computacionais e maior padronização. Neste primeiro momento a Cloud do Governo de Alagoas oferecerá IAAS (Infraestrutura como serviço), assim os clientes do Itec que estiverem inseridos no projeto terão um portal “self-service”, onde suas próprias equipes de TI alocarão recursos computacionais de forma simples e rápida”, afirma o gerente de Datacenter, Tiago Fonseca.
O treinamento ‘HP CloudSystem Matrix Administration’ permite aos alunos administrarem a ferramenta Matrix da HP, responsável por integrar as diversas tecnologias presentes no Datacenter (Storages, Servidores, Ativos de Rede, Virtualizadores, SAN, etc) visando a criação de uma cloud. A capacitação teve início na terça-feira (27) e será concluída nesta sexta-feira (30), com participação de técnicos do Itec e do Detran.
Além do Itec, Detran e Secretaria da Fazenda (Sefaz) também adquiriram este produto, abrindo a possibilidade de compartilhamento de recursos (computacionais) entre a Cloud do Governo e destes órgãos. A implementação da Cloud do Governo de Alagoas é o objetivo final dos produtos adquiridos com os investimentos feitos para expansão do Datacenter estadual, através de recursos do Proinveste.
Últimas notícias

Suspeito de participação em tripla tentativa de homicídio no Tabuleiro é preso

Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula

Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados

Cobra rara surpreende ao nascer com duas cabeças, que brigam entre si

Dançarino fantasiado de 'Fofão' cai de telhado em apresentação em MG

Senado defende regras atuais do impeachment de ministros do STF em resposta ao Supremo
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
