Inmeq fiscaliza 44 pontos comerciais em operação especial
O relatório da operação ‘Boa Viagem’, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), foi tornado público nesta terça-feira, 10, e 1.103 produtos passaram pelo crivo de qualidade rigoroso do instituto. O alvo da fiscalização foram produtos automotivos de muito uso durantes as férias, sobretudo, no período carnavalesco.
Quarenta e quatro estabelecimentos comerciais da capital receberam a visita dos técnicos do Inmeq, entre os dias 2 e 6 de fevereiro. O item com maior índice de reprovação foi o vidro de segurança temperado, de 221 produtos analisados, 131 apresentaram irregularidades em relação a conformidade estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os produtos fiscalizados foram os de certificação compulsória, que devem conter o selo do Inmetro, pois possuem regulamentação. Além do símbolo, as informações sobre o uso e referências, obrigatoriamente, devem estar disponíveis para a consulta do consumidor.
Dos estabelecimentos visitados foram emitidas 18 notificações, três autos de infração e duas apreensões. A empresa autuada ou notificada tem o prazo dez dias para apresentar as notas fiscais dos produtos, para o início da defesa. Caso seja constata a irregularidade, o proprietário terá um prazo de mais dez dias para recorrer.
O diretor-presidente do Inmeq, Luiz Pedro Brandão, ressalta ainda a necessidade de interação constante com o cidadão. Este contato é possível através do serviço de Ouvidoria do Inmeq – disponível por meio do 0800 – 284 – 1664, ou pelo telefone (82) 3218 – 9133.
“Através da Ouvidoria o consumidor e o empresário podem tirar suas dúvidas, fazer reclamações e sugestões. É um canal fundamental para desempenharmos um trabalho de excelência com a sociedade”, destacou o diretor-presidente.
Sobre a fiscalização, o gerente do Departamento de Conformidade do Inmeq, Osman Navarro, explica que as operações são frequentes e ordenadas por cronograma por bairros e municípios. Entretanto, como no período de Carnaval a comercialização de produtos que levam risco ao bem-estar da população é mais intenso, as fiscalizações se tornam mais presentes.
O Inmeq, órgão-delegado do Inmetro em Alagoas é vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, e tem como responsabilidade a avalição periódica da qualidade e conformidade de produtos, bens e serviços. E ainda, equilibrar as relações de consumo orientando comerciantes e consumidores sobre as normas vigentes.
Últimas notícias

Suspeito de participação em tripla tentativa de homicídio no Tabuleiro é preso

Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula

Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados

Cobra rara surpreende ao nascer com duas cabeças, que brigam entre si

Dançarino fantasiado de 'Fofão' cai de telhado em apresentação em MG

Senado defende regras atuais do impeachment de ministros do STF em resposta ao Supremo
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
