Ufal consegue apoio da Prefeitura de Maceió para Caiite e Bienal de Alagoas
A Universidade Federal de Alagoas recebeu sinal positivo do prefeito Rui Palmeira para realização do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015) e da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Ele garantiu apoio aos dois eventos durante reunião, na última segunda-feira (9), com o reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha e equipe da Editora da Ufal, liderada por Stela Lameiras.
Rui Palmeira destacou a importância dos eventos, sobretudo a Bienal que vai retratar os 200 anos de Maceió. "A Prefeitura vai estar junto da Ufal, apoiando a Bienal e o Caiite; já apoiamos em anos anteriores e comprovamos o sucesso dos dois eventos, principalmente a Bienal no que diz respeito aos alunos e professores da rede municipal de ensino, que tiveram pela primeira vez o vale-livro. Foi um sucesso muito grande e queremos reeditar esse ano, porque entendemos a importância da Bienal, que vai trazer a discussão sobre os 200 anos de Maceió", revelou.
Ao lado dos secretários de Educação, Ana Dayse Dorea; de Comunicação, Clayton Santos e do presidente Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, o prefeito recebeu os projetos dos dois eventos e prometeu estudar de qual forma será o apoio ao Caiite, a ser realizado de 15 a 20 de junho e à Bienal de Alagoas, marcada para acontecer de 20 a 29 de novembro. "Contem conosco! São ações positivas que refletem em todo Estado de Alagoas, não só em Maceió", disse Rui Palmeira à equipe da Ufal.
Para Eurico Lôbo, a intenção da Universidade é manter sempre a parceria com a Prefeitura de Maceió, não só para promoção desses dois grandes eventos. "Queremos ampliar a interação com a Prefeitura de diferentes formas e colocar para a sociedade um momento rico, do ponto de vista cultural, artístico e científico, que está inserido no Caiite e na Bienal", destacou o reitor.
Stela Lameiras anuncia que os contatos para preparar a próxima Bienal começou logo após a 6ª edição, em 2013. "A parceria com a Prefeitura de Maceió está sendo construída há muito tempo, principalmente porque vamos trazer os 200 anos da cidade de Maceió. Que tenhamos o sucesso de público como na vez passada, que chegamos a mais de 250 mil pessoas, mas também em qualidade", proclamou.
Caiite 2015
A vice-reitora Rachel Rocha agradeceu o apoio que a Prefeitura tem dado ao Caiite, um evento acadêmico antes realizado apenas para o público universitário pelas respectivas instituições de ensino superior, parceiras desse evento e que, a partir de 2013, conseguiu tomar proporções bem maiores, aberto à sociedade alagoana e totalmente gratuito. "O Caiite é uma bienal da ciência. É um evento ainda menor que a Bienal de Alagoas, claro, mas a cada ano temos ampliado o nosso público. Na edição passada, tivemos uma experiência muito interessante, a partir da parceria com a Semed [Secretaria Municipal de Educação], porque ampliamos nosso público para o ensino fundamental, que são nossos futuros universitários", pontuou Rachel, destacando também, a parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e com a Fundação Cultural.
Rachel também destacou que o Caiite trará a temática dos 200 anos de Maceió, cujo tema começou a ser tratado ainda na edição anterior, com uma mesa-redonda que colocou em pauta essa data. Ela apresentou o projeto e destacou os espaços que serão trabalhados no evento deste ano, dividido em cinco eixos dentro da temática Desafios para Alagoas.
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
