Educação

São Miguel dos Campos inova na gestão escolar

Por Redação com assessoria 12/03/2015 11h11
São Miguel dos Campos inova na gestão escolar
- Foto: assessoria

A Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Educação, está implantando junto com a Portabilis Tecnologia e a Yan Sistema, um software educacional nas 21 escolas municipais. Os colaboradores das escolas estão recebendo capacitações para operarem o sistema.

A rede pública municipal de ensino de nosso município já está passando por mudanças através do programa i-Educar. O programa tem como uma de suas principais vantagens a centralização das informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, contendo os seus dados pessoais, familiares e pedagógicos.

Algumas funcionalidades, como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões e quadro de horários são realizados de forma integrada. Com o sistema também será possível receber a transferência de um aluno digitando apenas a matrícula, pois seus dados cadastrais e notas serão carregados automaticamente, bem como a gestão administrativa integrada da Secretaria de Educação com o controle das unidades escolares, servidores e docentes e o acompanhamento em tempo real das informações movimentadas pelas escolas.

O sistema foi implantado pela empresa Portabilis Tecnologia (www.portabilis.com.br) e, além de conferir maior agilidade aos trabalhos, também possibilitará aos pais e alunos um módulo de acesso para consulta via web, com informações da vida escolar de seu filho desde sua primeira matrícula.

"Parabenizo a secretária de Educação, Maria do Amparo, e o prefeito George Clemente por se preocuparem com a gestão educacional", falou o instrutor do software, Línex Santos.

A secretária de Educação, Maria do Amparo Carvalho de Farias, comenta que este novo sistema foi pensado juntamente com secretários escolares para agilizar, customizar e tornar o atendimento aos cidadãos miguelenses mais acessível, visando a qualidade e eficiência neste atendimento pelo ensino público municipal.

"Um dos nossos objetivos é minimizar o gasto de papel, além de controlar o Índice de Educação Básica (IDEB) do município, tendo registro online e em tempo real de todas as informações pertinentes aos alunos da rede, professores e demais funcionários da Educação. Em 2016 o sistema proporcionará a realização de matrícula online, diminuindo fila nas escolas e aumentando a gestão escolar", explicou a secretária.