Alagoas

Oficiais da PM prestigiam palestra do comandante militar do Nordeste para a Adesg/AL

Por 7 Segundos com Assessoria 21/03/2015 10h10
Oficiais da PM prestigiam palestra do comandante militar do Nordeste para a Adesg/AL
- Foto: Assessoria

O comandante militar do Nordeste, general de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, ministrou palestra na noite de hoje (21), a convite do delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/AL), para os estagiários do Curso de Especialização em Política e Estratégia (CEPE/2014), que também se estendeu para os oficiais do Curso Superior de Polícia (CSP) da Polícia Militar de Alagoas.

O evento que ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) foi bastante concorrido, tendo todos os 90 lugares disponíveis ocupados por autoridades militares e civis do estado.

O subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro, que também é coordenador-executivo da Adesg/AL, recepcionou o general Pafiadache, juntamente com comandante da APMSAM, coronel João Marinho, o coronel da reserva Mário da Hora, que na oportunidade representou o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), e o chefe de gabinete do Comandante-Geral, tenente-coronel José Maxwell.

Pafiadache falou sobre a missão do Exército Brasileiro (EB) na garantia da soberania da Nação, assim como o seu papel no cenário mundial e a visão que a sociedade hoje tem da instituição, que atualmente é uma das mais respeitadas e conceituadas do Brasil segundo pesquisa.

O general ainda apresentou as diversas ações do Exército no teatro de operações internacional, com missões de manutenção e imposição da paz, assim como ações de apoio ao cidadão brasileiro, em especial ao nordestino, através das operações “São Francisco” e “Pipa D’água”, missões essas que caracterizam a “mão amiga” da instituição.

Ainda segundo Pafiadache, a postura estratégica do EB consiste no poder dissuasório, impedindo que nações estrangeiras venham querer agredir o país, em vista da capacidade de mobilização, preparo e emprego das Forças Armadas brasileiras. Para isso, o Brasil desenvolve cada vez mais sua indústria de defesa, substituindo a tecnologia outrora de outros países por uma tecnologia nacional, o que nos torna independentes, e mais capazes de manter nossa soberania. “Um Exército Brasileiro forte é nossa melhor estratégia”, resumiu.

Para Louvercy essa foi uma oportunidade ímpar tanto para os alunos do CSP quanto para os estagiários da Adesg, que puderam adquirir conhecimento técnico sobre a política estratégica do Exército Brasileiro, através da experiência de um oficial-general com mais de 40 anos de serviços prestados ao povo brasileiro.

“O general Pafiadache foi muito gentil em aceitar nosso convite, com certeza saímos dessa palestra com uma visão estratégica diferenciada do nosso país frente aos desafios no cenário geopolítico nacional e internacional”, ressaltou o oficial.

Estiveram presentes também no auditório da APMSAM o general R1 Valter Costa; o comandante da 20ª Junta de Circunscrição Militar (CSM), coronel EB Márcio Brasileiro; o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), tenente-coronel Júlio César Macário; o capitão dos Portos em Alagoas, capitão de fragata Antônio Braz; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas (Abin), Ari Maia Júnior, acompanhado do ex-superintendente Lino Fonseca, o delegado e subdelegado da Adesg/PE, Marcos Cabral e Paulo Bezerra, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; além do delegado da Adesg/AL, Alexandre Moreira, que coordenou o evento.

CMNE

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) está situado no Complexo Militar do Curado, na cidade de Recife/PE, contando com aproximadamente 25 mil militares distribuídos em quatro Grandes Comandos responsáveis pelo emprego na defesa externa e territorial do país, na garantia da lei e da ordem, contribuindo também com a Força Internacional de Paz e em ações subsidiárias, apoiando a população civil nordestina.

Os Grandes Comandos estão divididos em 6ª Região Militar (BA e SE), 7ª Região Militar-7ª Divisão de Exército (AL, PE, PB e RN), 10ª Região Militar (CE e PI) e o 1º Grupamento de Engenharia com sedes, respectivamente, nas cidades de Salvador, Recife, Fortaleza e João Pessoa.