Sistema reaproveita água de ar condicionado dos ônibus da Ufal

Numa iniciativa para promover maior economia dos recursos ambientais, o setor de Transportes da Universidade Federal de Alagoas aderiu à campanha institucional Consumo Consciente e implementou um sistema de reaproveitamento da água do ar condicionado nos dois ônibus rodoviários. O sistema utiliza a água que seria jogada fora, que é desviada para o bojo do esguicho do para-brisas, além da descarga e da pia para lavagem das mãos nos banheiros.
Segundo Evandro Pinheiro, chefe da Divisão de Transportes da Ufal, a medida é pioneira no serviço público e quer incentivar outras instituições públicas e empresas a utilizarem este sistema. "Temos um baixo custo de instalação e enorme benefício para sociedade. Incluindo mão de obra e material, foram gastos 130 reais para instalação do sistema em cada ônibus. É uma excelente contribuição para minimizarmos o atual momento em que passamos com a crise hídrica e econômica", explicou Pinheiro.
Os primeiros testes foram realizados numa viagem ao Rio de Janeiro, quando se comprovou grande economia na utilização da água. "Numa viagem desse porte, durante o trecho Maceió – Rio de Janeiro – Maceió, tínhamos reabastecer reservatório de água umas seis 6 vezes. Agora, com esse novo sistema, não foi preciso reabastecer em nenhum momento e ainda sobrou água no reservatório quando o ônibus chegou de viagem. Isso só confirma a economia e indica que estamos no caminho certo, que é reaproveitar para proteger nossos recursos naturais", disse Evandro.
Ele ressalta também a economia de mais de R$10 mil nos gastos com veículos no Campus A.C. Simões, em Maceió, incluindo a manutenção, lavagem e abastecimento. "Temos desenvolvido um trabalho de conscientização dos agentes envolvidos na modernização das práticas administrativas que vem surtindo bastante efeito. Apesar dos nossos veículos estarem em fim de vida útil, o que, em via de regra, deveriam estar com gastos exponenciais, verificamos essa grande redução de gastos entre 2014 e 2015", concluiu.
Mais economia
Além do reaproveitamento da água nos ônibus, a Divisão de Transportes também pretende captar a água das chuvas para utilizar na garagem central, que está em construção no Campus A.C. Simões. Servirá para lavagem de veículos e da própria garagem. Para concretizar a iniciativa faltam alguns ajustes contratuais.
Evandro também destaca que a implementação do sistema de aproveitamento da água do ar condicionado diminuiu por completo as reclamações do mau cheiro dos banheiros, principalmente em viagens longas. "Em percursos longos, a água não era suficiente e, por isso, o mau cheiro incomodava os passageiros, que usavam os banheiros e não havia água para a descarga e a pia. Agora, com água abundante eliminamos este incômodo para quem viaja", completou.
Leia também: Ufal implanta campanha "Pense Consciente" para economizar água e energia
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
