Senac lança primeira turma do curso Técnico em Produção de Moda

O Estado de Alagoas, reconhecido por suas belezas naturais, também é lembrado por ser o berço de grandes nomes da Moda, como Vera Arruda, Lucas Barros e Martha Medeiros, profissionais que ganharam destaque no cenário nacional, contribuindo para o crescimento do mercado local.
A consultora de Moda do Sebrae em Alagoas, Gabriela Barreto – formada pela Escola Mundet, em Barcelona, e bacharela em Design de Moda pelo Senai/CETIQT, no Rio de Janeiro – reforça que tem crescido também as oportunidades para quem é iniciante. "O Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), por exemplo, apoia os empreendedores locais a divulgar seus trabalhos em todo o País", comemora a consultora, ao alertar para a dificuldade em formar equipes para atuar no setor. "A falta de profissionais qualificados em Alagoas obriga as empresas a buscá-los em outros estados".
De acordo com a historiadora e empreendedora de Moda, Marcia Brayner, é muito comum encontrar em Alagoas pessoas interessadas na área, mas sem formação. "São curiosos que montam um ateliê e, como autodidatas, tornam-se estilistas, sem conhecimento mais profundo sobre técnicas e conceitos de Moda", pontua ela, ao reforçar que a Moda precisa ser vista como negócio. "Não basta fazer um filé diferenciado. Para crescer na área é preciso saber vender. Por isso, se profissionalizar deve ser o primeiro passo", complementa. Um primeiro passo que a consultora de imagem Juliana Rosa priorizou. Ela foi aluna da primeira turma do curso Desenhista de Moda do Senac Alagoas, o primeiro de muitos cursos. "Depois dele, fiz outros cursos fora do Estado e voltei para reencontrar a família e aproveitar as oportunidades que crescem por aqui", conta ela.
Para o modelista Rildo Nonato, integrante da equipe responsável pelas coleções do estilista Lucas Barros, o despreparo para a função é um problema que gera pontos negativos tanto para os empresários quanto para o consumidor. "Quando não busca o aperfeiçoamento constante, o profissional deixa de atender às exigências desse mercado que é altamente competitivo", afirma ele, ao lembrar que a Internet também contribui para o crescimento desse mercado, seja com a explosão de blogs de Moda, sites, veículos online e lojas virtuais que hoje determinam novos campos de atuação para os profissionais do setor.
Curso Técnico em Produção de Moda
A fim de atender à necessidade do mercado alagoano, o Senac lança a primeira turma do curso Técnico em Produção de Moda o que, segundo Nonato, "marca um novo capítulo da história da Moda no Estado". Para ele, a iniciativa do Senac vai abrir portas para uma nova e grande geração de profissionais que deve movimentar o setor nos próximos anos.
A socióloga e responsável técnica de Moda do Senac Alagoas, Danúbia Barbosa, explica que o curso vai formar profissionais aptos a coordenar a montagem de ambientes para divulgação de Moda, estabelecendo uma relação direta entre o produto e o consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação. "Durante o curso, os alunos vão ter aulas sobre Marketing e consumo de Moda, sistematização de projetos de Moda, técnicas de visagismo, além da introdução à costura e modelagem e outras disciplinas", destaca ela, ao reforçar o vasto campo de atuação para esse profissional. "O Técnico em Produção de Moda pode atuar em lojas, produção de eventos, com consultoria de vitrines, produção de catálogos e lookbooks, em agências de publicidade, estúdios, entre outros. Para quem quer construir carreira na área, essa é a oportunidade", destaca Danúbia.
As aulas da primeira turma do curso Técnico em Produção de Moda serão realizadas no período de 12 de maio de 2015 a 30 de maio de 2016, sempre de segunda a sexta-feira, na Unidade Poço. As matrículas já estão abertas! Mais informações: [email protected].
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
