Governo debate fortalecimento da ovinocaprinocultura no Sertão
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reuniu produtores da ovinocaprinocultura do semiárido alagoano para discutir a situação do setor. O encontro ocorreu no auditório do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.
A reunião teve a participação de mais de 100 produtores e cooperativas da região, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Sebrae, Ufal, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Agência Desenvolve, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag).
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Uma das reivindicações dos produtores foi à assistência técnica. A Emater se dispôs a buscar meios para suprir a carência do setor.
Houve ainda apresentações de trabalhos e pesquisas sobre o segmento, desenvolvidos no sertão e no Estado.
O secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reafirmou o compromisso do governador Renan Filho com o setor agropecuário alagoano. "Essa reunião é a primeira que realizamos na região. E a ovinocaprinocultura é um setor importante na agropecuária do Estado".
Para o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli, o evento é uma importante iniciativa do governo estadual. "É um entendimento muito bom do Estado e das entidades participantes, para que assim a gente possa viabilizar e melhorar a cadeia produtora da ovinocaprinocultura da região do semiárido e sertão de Alagoas".
O presidente da Accoal, Marco Maranhão, analisou esse primeiro encontro como um passo para melhorar o setor. "Vejo com bons olhos as reuniões que o secretário Álvaro Vasconcelos está promovendo. Esses encontros estão acontecendo com todos os setores da agropecuária de Alagoas. E os produtores da ovinocaprinocultura precisavam ser ouvidos. Esta iniciativa tem tudo para melhorar e desenvolver o setor no Estado".
Após esse primeiro encontro com o setor, uma nova reunião será realizada no dia 16 deste mês, com o secretário Álvaro Vasconcelos, representantes da ovinocaprinocultura e Banco do Brasil, na sede da Seapa, em Maceió.
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
