Governo debate fortalecimento da ovinocaprinocultura no Sertão
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reuniu produtores da ovinocaprinocultura do semiárido alagoano para discutir a situação do setor. O encontro ocorreu no auditório do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.
A reunião teve a participação de mais de 100 produtores e cooperativas da região, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Sebrae, Ufal, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Agência Desenvolve, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag).
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Uma das reivindicações dos produtores foi à assistência técnica. A Emater se dispôs a buscar meios para suprir a carência do setor.
Houve ainda apresentações de trabalhos e pesquisas sobre o segmento, desenvolvidos no sertão e no Estado.
O secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reafirmou o compromisso do governador Renan Filho com o setor agropecuário alagoano. "Essa reunião é a primeira que realizamos na região. E a ovinocaprinocultura é um setor importante na agropecuária do Estado".
Para o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli, o evento é uma importante iniciativa do governo estadual. "É um entendimento muito bom do Estado e das entidades participantes, para que assim a gente possa viabilizar e melhorar a cadeia produtora da ovinocaprinocultura da região do semiárido e sertão de Alagoas".
O presidente da Accoal, Marco Maranhão, analisou esse primeiro encontro como um passo para melhorar o setor. "Vejo com bons olhos as reuniões que o secretário Álvaro Vasconcelos está promovendo. Esses encontros estão acontecendo com todos os setores da agropecuária de Alagoas. E os produtores da ovinocaprinocultura precisavam ser ouvidos. Esta iniciativa tem tudo para melhorar e desenvolver o setor no Estado".
Após esse primeiro encontro com o setor, uma nova reunião será realizada no dia 16 deste mês, com o secretário Álvaro Vasconcelos, representantes da ovinocaprinocultura e Banco do Brasil, na sede da Seapa, em Maceió.
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
