Governo debate fortalecimento da ovinocaprinocultura no Sertão

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reuniu produtores da ovinocaprinocultura do semiárido alagoano para discutir a situação do setor. O encontro ocorreu no auditório do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.
A reunião teve a participação de mais de 100 produtores e cooperativas da região, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Sebrae, Ufal, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Agência Desenvolve, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag).
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Uma das reivindicações dos produtores foi à assistência técnica. A Emater se dispôs a buscar meios para suprir a carência do setor.
Houve ainda apresentações de trabalhos e pesquisas sobre o segmento, desenvolvidos no sertão e no Estado.
O secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reafirmou o compromisso do governador Renan Filho com o setor agropecuário alagoano. "Essa reunião é a primeira que realizamos na região. E a ovinocaprinocultura é um setor importante na agropecuária do Estado".
Para o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli, o evento é uma importante iniciativa do governo estadual. "É um entendimento muito bom do Estado e das entidades participantes, para que assim a gente possa viabilizar e melhorar a cadeia produtora da ovinocaprinocultura da região do semiárido e sertão de Alagoas".
O presidente da Accoal, Marco Maranhão, analisou esse primeiro encontro como um passo para melhorar o setor. "Vejo com bons olhos as reuniões que o secretário Álvaro Vasconcelos está promovendo. Esses encontros estão acontecendo com todos os setores da agropecuária de Alagoas. E os produtores da ovinocaprinocultura precisavam ser ouvidos. Esta iniciativa tem tudo para melhorar e desenvolver o setor no Estado".
Após esse primeiro encontro com o setor, uma nova reunião será realizada no dia 16 deste mês, com o secretário Álvaro Vasconcelos, representantes da ovinocaprinocultura e Banco do Brasil, na sede da Seapa, em Maceió.
Durante a reunião foram debatidos os problemas e necessidades do setor de ovinocaprinocultura, entre eles, instalações de matadouros e frigoríficos.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
