Representantes dos Xucuru- Kariri reivindicam melhorias na educação indígena
Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) se reuniu com representantes da comunidade indígena Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios, para discutir demandas do grupo.
Dentre as principais reivindicações do povo Xucuru-Kariri, constavam demandas relativas às áreas de infraestrutura e recursos humanos das escolas indígenas.
Na ocasião, foi anunciado que nesta quinta-feira (9) haverá a assinatura da homologação da licitação da reforma da escola da rede estadual localizada na Mata da Cafurna, uma das unidades que atendem à comunidade Xucuru Kariri. As obras na escola devem começar em até 17 dias.
Também foi informado que a SEE dará encaminhamento ao processo que estabelece a criação do cargo de professor indígena na rede estadual. Nos próximos dias, o documento será encaminhado ao Gabinete Civil e, posteriormente, será levado à Assembleia Legislativa para avaliação.
Outra reivindicação da comunidade diz respeito à oferta de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas aldeias. Esta demanda será atendida a partir do segundo semestre de 2015, após o anúncio da pactuação da oferta de cursos do Pronatec pelo MEC, a qual deve ocorrer entre junho e julho.
Todas as demandas relativas à educação indígena serão recebidas e encaminhadas pela Diretoria das Modalidades e Diversidades da Educação Básica. Esta diretoria vai integrar a comissão que elaborará o estudo que identificará quais serão as próximas escolas a receber o regime de educação em tempo integral, bem como apresentar as demandas da comunidade indígena na comissão.
"A SEE trabalha pela educação de todo o povo de Alagoas e, por meio da Diretoria da Diversidade, teremos um canal direto de comunicação com os povos indígenas. Além disso, teremos uma outra reunião mais ampla contemplando todas as comunidades indígenas para discutirmos as demandas desta população em Alagoas", adiantou a secretária Laura Souza.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
