Arapiraca

DER começa a implantar lombadas na Avenida José Alexandre em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 23/04/2015 14h02
DER começa a implantar lombadas na Avenida José Alexandre em Arapiraca
- Foto: Ascom

Técnicos e engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (23), os trabalhos de colocação de quatro lombadas (quebra-molas) no trecho da Rodovia AL-220, no perímetro urbano de Arapiraca.

A obra é uma antiga reivindicação dos moradores e lideranças políticas e empresariais do município e região.

A duplicação da pista, que passou a ser chamada de Rodovia José Alexandre dos Santos, em homenagem ao industrial que já foi prefeito de Arapiraca, foi inaugurada há mais de dois anos, mas, por conta da falta de redutores de velocidade em alguns pontos, vários acidentes com vítimas fatais foram registrados nesse período.

O gerente-regional do DER/AL, engenheiro Raimilson Manuel, disse que a execução da obra segue uma determinação do diretor-presidente do DER/AL, Helder Gazzaneo, e um compromisso assumido do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa, que também já foi prefeito de Arapiraca.

O assessor especial da Governadoria do Agreste, Josenildo de Souza, também acompanhou o início dos serviços para colocação das lombadas, que têm como finalidade maior a redução do número de acidentes no trecho da rodovia.

Antes da colocação das primeiras lombadas, nas imediações do Hospital Chama, os técnicos do DER/AL implantaram a sinalização vertical para alertar os motoristas acerca das rampas nos dois lados da pista.

Nesta quinta-feira, os trabalhos incluem a colocação de duas lombadas nas imediações da unidade hospitalar, e as outras duas rampas para redução de velocidade também serão instaladas nas proximidades do Posto Pichilau, em direção aos acessos à cidade de Palmeira dos Índios e localidades do Sertão de Alagoas.

A Rodovia José Alexandre dos Santos possui mais de seis quilômetros de extensão, interligando Arapiraca com outras cidades da região.

Como o trecho está situado na área urbana, estimativas de engenheiros do DER/AL revelam que há um movimento de mais três mil veículos a cada hora no perímetro que está recebendo as lombadas.