Arapiraca

Operação Centro Limpo retira ambulantes da área comercial de Arapiraca

Por Redação 28/04/2015 11h11
Operação Centro Limpo retira ambulantes da área comercial de Arapiraca
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Na manhã desta terça-feira (28) ambulantes e vendedores de produtos provenientes de pirataria comercializam produtos no centro das rua de Arapiraca foram retirados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A operação denominada “Centro Limpo” contou com o apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar. 

O objetivo da operação é reorganizar essas áreas promovendo a acessibilidade dos pedestres que circulam no perímetro central da cidade. Comerciantes que expõem produtos no calçadão do centro empresarial da cidade, impedindo a passagem dos pedestres também foram alvo dessa ação.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rita Nunes, a operação foi considerada tranquila e positiva, no que se refere a conscientização dos ambulantes sobre a não permanência fixa em pontos estratégicos.

“Fizemos várias campanhas de conscientização e anunciamos sobre a operação que iria acontecer essa semana, por isso o número de ambulantes estava reduzido” afirmou a secretária.

Ainda segundo Rita Nunes, todas as mercadorias apreendidas durante a operação são armazenadas em um galpão da prefeitura e a partir de amanhã (29) os ambulantes podem retirar as mercadorias mediante pagamento de multa.

Quem foi autuado pela primeira vez deve pagar R$ 100 para retirar os produtos, quem for reincidente nesse tipo de ação pagar R$ 100 a mais.

Rita Nunes afirmou que os ambulantes, como define a própria palavra, podem ficar circulando pelas ruas e comercializando as mercadoria, o que é proibido é fixar um ponto permanente. A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, informou que muitos desses ambulantes já possuem pontos fixos no mercado público mas insistem em ficar pelas calçadas.

As ações da operação Centro Limpo devem ser permanentes até a total organização setorial do centro de Arapiraca.