Economia

Desenvolve libera crédito de mais de R$ 1 milhão para indústria de embalagens

Por Redação com assessoria 01/05/2015 19h07

A Desenvolve fez o maior aporte financeiro voltado para a inovação industrial desde a sua criação. Nesta quinta-feira (30), a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, e o presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, assinaram contrato de financiamento no valor de R$ 1.036.270,00 com a Norvinco Indústria de Embalagem do Nordeste.

A formalização do aporte foi feita em reunião na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), onde a Desenvolve fez uma apresentação ao setor empresarial alagoano de suas ações e projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico.

O financiamento foi realizado através do Inovacred, que é uma linha de crédito específica da Desenvolve para projetos voltados à inovação. O recurso é oriundo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), abrangendo todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico.

Jurg Nikilaus Hassenstein, diretor da Norvinco, destacou que deste recurso resultará um produto que revolucionará o mercado de embalagens do Nordeste, com tecnologia que assegura maior isolamento térmico no transporte das mais diversas mercadorias.

A secretária Jeanine Pires destacou o trabalho que está sendo feito para aumentar o poder de investimento na Desenvolve, que vem ganhando cada vez mais força, já que é decisiva para o fomento e liberação de crédito para o desenvolvimento de Alagoas.

"Especialmente para os micro e pequenos empreendimentos que precisam de recurso para sua sobrevivência, a Desenvolve conta com linhas de financiamento eficazes, que serão ainda mais fortalecidas na atual gestão de Governo. No caso da Norvinco, a Desenvolve proporciona uma nova dinâmica de inovação para a empresa no mercado local e regional", destacou.

Na oportunidade, entre outros pontos positivos e avanços da entidade, as linhas de financiamento disponíveis e o poder de atração de parceiros importantes como o BNDES e o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) foram destacados.

Além disso, um termo de parceria foi firmado entre a Desenvolve e a Fiea para o estabelecimento de ponto de atendimento da Agência de Fomento na Casa da Indústria, para facilitar o acesso daqueles que busquem os recursos e produtos da Desenvolve. Essa parceria ajudará na prospecção de novos clientes e na profusão do desenvolvimento pelo Estado.

Representando a Desenvolve, além do presidente, também estiveram presentes Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos, Maurício Cominotti, diretor de Operações, e Thiago Pires, gerente de Crédito.

A reunião contou com a presença do presidente da Fiea, José Carlos Lyra, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário de Ciências e Tecnologia, Pablo Viana, o superintendente Regional de Trabalho e Emprego, Israel Lessa, Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura, Marcos Vieira, superintendente do Sebrae, e Leonardo Marques, presidente dos CDLs.