Cultura

Museu Palácio Floriano Peixoto comemora nove anos de existência

Por Redação com Agência Alagoas 16/05/2015 17h05
Museu Palácio Floriano Peixoto comemora nove anos de existência
Prédio serviu de moradia para os governadores do Estado até 2006, quando passou a funcionar como polo educativo-cultural - Foto: Raul Plácido/Arquivo

Antiga residência oficial do Governo e palco de grandes decisões políticas do Estado, o Palácio Floriano Peixoto guarda a memória histórico-social de várias fases de Alagoas. Construído em 1893, com projeto arquitetônico e execução inicial do engenheiro militar Carlos Jorge Calheiros de Lima, e inaugurado somente em 1902, com projeto do arquiteto italiano Luiz Lucariny, há nove anos o palacete virou polo educativo-cultural, com a criação do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

O majestoso prédio serviu de moradia para os governadores do Estado até 2006, quando passou a funcionar como museu. O espaço, que resgata a história da antiga sede do governo, está aberto para visitação e reservado para solenidades oficiais.

O acervo do Mupa é constituído de ricas coleções de cristais, pratarias, objetos decorativos, móveis antigos e quadros de pintores alagoanos, muitos deles relíquias do mobiliário nacional. O museu também abriga memoriais de dois ilustres alagoanos: o poeta Lêdo Ivo e o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.

Instalado em um dos mais belos prédios de Maceió, o Mupa integra o conjunto arquitetônico dos Martírios e foi tombado pelo Patrimônio Estadual no ano de 2000.

Semana de Museus

Em comemoração aos noves anos de criação e ao Dia internacional dos Museus, o Mupa participa da 13ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. Os músicos Fábio Xavier e Marcelo Jr fazem uma apresentação especial no salão no Museu, nesta segunda-feira (18), às 17h.

Na programação, o equipamento da Secretaria de Estado da Cultura recebe a exposição ‘Um minuto de silêncio para a natureza’, da artista plástica alagoana Julyane Ventura; a palestra ‘A sociedade sustentável’, que será ministrada pela coordenadora do Cine Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Mirela Cavalcante; e, durante toda a semana, o espaço cultural receberá visitações guiadas com turmas de escolas públicas e privadas de Alagoas.

O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.