Representantes do Unicef vão realizar capacitação em Arapiraca
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) conseguiu reunir uma série de parceiros para lutar pela ampliação dos direitos das crianças e adolescentes do semiárido brasileiro. O UNICEF inicia o 5º Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 – 2016, no estado de Alagoas com o apoio forte da Petrobras, considerada como a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo e reconhecida por suas ações sociais.
Além da Petrobras, estão apoiando o projeto o grupo Neoenergia e a Fundação Telefônica. A iniciativa conta ainda com a parceria do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta/PE) e Centro das Mulheres do Cabo.
Representantes do UNICEF, Serta e Grupo Neoenergia e Centro das Mulheres do Cabo estarão no município polo de Arapiraca (19/05), repassando informações e orientações a respeito da nova etapa do Selo UNICEF Município Aprovado. Estão sendo aguardados representantes dos 34 municípios pernambucanos inscritos nessa edição do Selo. (Veja quadro abaixo com os locais das capacitações nos municípios polos).
Os representantes municipais receberão informes sobre como organizar e lançar informações na Plataforma do Selo UNICEF, além de validar as ações estratégicas. Lançada pelo Programa Novas Alianças, a plataforma virtual gratuita facilita o levantamento de informações sobre a situação de crianças e adolescentes dos municípios e orienta na elaboração de políticas públicas.
Também serão repassadas informações sobre programas de prevenção e notificação compulsória de violências e atendimento a casos de violência sexual, sobre a promoção de ações de mobilização nas escolas em torno da campanha do UNICEF por uma infância sem racismo as duas etapas da Prova Brasil e sobre as duas etapas da Prova Brasil.
A Prova Brasil, idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido pelos municípios e escolas que sirvam como apoio para o governo na elaboração de políticas públicas, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).
Os encontros de formação serão voltados para lideranças adolescentes, gestores, conselheiros de direito das crianças e adolescentes e técnicos municipais.
Depois de concluir o 5º Ciclo em Pernambuco, os representantes do UNICEF seguem para os estados de Alagoas e Paraíba.
MUNICÍPIO APROVADO
O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional do Unicef ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal.
O Selo parte do princípio de que cada município pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes.
ALAGOAS
19/02 – Arapiraca
Endereço: Plenetário e Casa das Ciências – Lago da Perucuba, Bairro Zélia Barbosa Rocha – Arapiraca - Telefone de contato: (82) 3530-7467 - Horário: Das 8h às 12h e das 13h30 às 15h
Últimas notícias
Homem é preso após ameaçar esfaquear o próprio irmão durante discussão sobre venda de imóvel
Preso suspeito de comandar violência entre torcidas organizadas em clássicos alagoanos
Cinco crianças são resgatadas em situação de abandono, após vizinhos escutarem choro de bebê
Mulher é presa em flagrante após furtar produtos em supermercado de Arapiraca
Edilson é expulso do Big Brother após cometer agressão contra Leandro Boneco
Morador em situação de rua morre após agressão na Praça das Graças, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
