Alagoas

Servidores do Judiciário Federal realizam ato público nesta quarta-feira

Por Assessoria 08/07/2015 08h08

Os servidores do Judiciário Federal irão realizar ato público pela reposição salarial, nesta quarta-feira (08), em frente à Justiça Federal a partir das 14 horas. A categoria está em greve desde o dia 17 de junho e cobra da presidente Dilma a sanção do PLC 28/2015, que recompõe as perdas salariais de nove anos da categoria.

Em todo o país, os servidores fazem a campanha "SancionaDilma" para sensibilizar a presidente quanto à valorização da categoria que passa pela recomposição salarial de suas perdas financeiras em mais de 60% nos últimos nove anos. Além disso, a receita líquida do Judiciário está abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal com sobra de margem orçamentária para reposição salarial. Um possível veto da presidente Dilma também quebra a autonomia, criando uma crise e desiquilíbrio entre os poderes. O PLC 28/2015 já foi aprovado por unanimidade no Senado, faltando apenas a sanção presidencial.

O Poder Judiciário tem autonomia administrativa, financeira e orçamentária, e não pode ficar refém do Executivo que aplica um ajuste fiscal, o qual coloca em risco as finanças no país.

O economista Washington Moura Lima, assessor do Sintrajud/SP, destaca que o ajuste cria um quadro recessivo, que trava a economia, trazendo novos problemas para o orçamento da União com a diminuição de receitas. O ajuste aumenta a dívida pública. "Considerando a dívida pública bruta, cada ponto percentual de elevação na taxa Selic significa um gasto adicional de mais de R$ 30 bilhões, por ano, no Orçamento da União, beneficiando principalmente os bancos nacionais e internacionais", revela.

Os servidores novas atividades durante a semana para intensificação e fortalecimento da greve nacional.