ONG formada por voluntários alagoanos recebe prêmio internacional
O clube estudantil da Operação Sorriso no Brasil, Sorri Alagoas, recebeu nessa quinta-feira (23), durante solenidade da Conferência Internacional de Liderança Estudantil, realizada no Condado de Orange, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o prêmio de melhor clube internacional do ano de 2015. A premiação foi concedida pela ONG Operation Smile para os estudantes que se destacaram na prestação de serviços humanitários. Essa foi a primeira vez que um clube brasileiro foi indicado a um prêmio da Operation Smile.
"Levando em consideração que há mais de 300 clubes estudantis espalhados pelo mundo, esse feito demonstra não só a competência desse grupo extraordinário, como reafirma a convicção de que os jovens podem, de fato, mudar o mundo. Estamos extremamente orgulhosos pelo prêmio mais do que merecido", disse Ana Leme, coordenadora de comunicação da ONG no Brasil.
De acordo com a presidente do clube estudantil em Alagoas, Iracyane Mota, o prêmio foi uma surpresa gratificante e que fortalece o trabalho voluntário realizado no estado há cinco anos.
"Chegamos até aqui com muito serviço, foco e humildade porque sabemos que doamos pouco e recebemos muito mais, fazemos de coração, sem buscar títulos ou méritos", disse Iracyane.
A presidente do clube confessou o desejo de que a causa voluntária tenha cada vez mais apoio e que nenhuma pessoa fique sem cirurgia no estado e nem ao redor do mundo. "Que o troféu seja um incentivo e não uma vantagem. O clube sempre foi para o benefício dos outros e não dos voluntários. Então esse prêmio é para os pacientes. Há muito mais a ser feito", ressaltou.
Já na Terra de Marechais, a comemoração ficou por conta dos 34 voluntários. Anísio Lima, um dos colaboradores do clube estudantil, contou que, no momento em que a notícia foi transmitida em tempo real, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, os membros do Sorri Alagoas vibraram e se emocionaram ao relembrar a trajetória do clube.
"Passou um filme bom pela minha cabeça, com tudo que o clube já passou, os erros, os acertos e as pessoas boas que cruzaram nosso caminho. Deus é perfeito em tudo o que faz. É muito bom ver como o clube cresceu, ver os laços de amizade que foram criados, e isso é só o começo", salientou.
Em nota, o Clube agradeceu à Coordenadora dos Clubes Estudantis da Operação Sorriso no Brasil, Albemari Sobreira Ramires, ao coordenador de Clubes Estudantis da América Latina, Carlos Verón, à coordenadora de comunicação da ONG no Brasil, Ana Leme, ao fundador da Operation Smile, William Magee, e a todos os voluntários da Operação Sorriso no Brasil e espalhados pelo mundo.
Sobre a Operação Sorriso
A ONG é formada por profissionais de diversas áreas que têm como objetivo oferecer segurança e cirurgias reconstrutivas para crianças que nasceram com a fissura lábio-palatina.