Alagoas

TJ entrega microfones para gravação de depoimentos em audiências

Por Redação com TJ/AL 14/08/2015 14h02
TJ entrega microfones para gravação de depoimentos em audiências
Juízes receberam os microfones na manhã desta sexta-feira (14). Foto: Caio Loureiro

 O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Washington Luiz Damasceno Freitas, entregou, nesta sexta-feira (14), 50 microfones que serão utilizados na captação de depoimentos em audiências. Os equipamentos vão proporcionar mais qualidade às gravações e agilizar a pauta de julgamento das varas.

      “Esse sistema de gravação é mais uma importante ferramenta para o desenvolvimento das atividades do Poder Judiciário”, afirmou o desembargador.

     Os microfones foram entregues inicialmente aos juízes que atuam na área criminal, nas comarcas de 2ª e 3ª Entrâncias. A ideia é terminar o ano com 150 equipamentos, beneficiando também as Varas Cíveis do Estado.

      De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista dos Santos Neto, a gravação de audiências já é utilizada em algumas varas. O sistema antigo de captação, no entanto, não oferece a mesma qualidade. “Esses novos microfones são mais apropriados e conseguem equalizar o som de modo que ele fique mais nítido”, explicou.

      Ainda segundo o diretor, o equipamento é homologado pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ). “Antes a gravação tinha que ser encaminhada manualmente para o sistema. Agora, ela já fica dentro do SAJ”.

      O juiz João Paulo Martins, da 1ª Vara de Porto Calvo, foi um dos que receberam o equipamento. De acordo com o magistrado, é importante que as audiências sejam gravadas e que o andamento processual tenha agilidade.

      “Quando gravamos, conseguimos fazer de oito a dez audiências em uma manhã. Quando digitamos, esse número cai para três. Então, esses novos microfones vão contribuir muito para destrancar a pauta”, explicou o juiz, ressaltando que audiências marcadas para o final do ano devem ser, agora, antecipadas.

      Os equipamentos foram adquiridos com verba do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris). O investimento no novo sistema de áudio ficou em torno de R$ 300 mil.