Projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica será lançado em setembro
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) lança no dia 1º de setembro o projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), iniciativa que beneficiará o setor varejista do Estado com a transferência de todos os procedimentos realizados via Emissor de Cupom Fiscal (ECF) para um software online gratuito e integrado em tempo real ao sistema da Fazenda.
O lançamento do projeto em Alagoas é um passo importante para o aperfeiçoamento do varejo local, já que possibilitará ao setor a redução de custos, do tempo de atendimento ao consumidor, diminuição do uso do papel para emissão das notas fiscais e, consequentemente, contribuirá para o aumento das vendas.
A NFC-e já vem sendo implantada gradualmente em 14 estados brasileiros e permite às administrações tributárias estaduais maior controle e processamento de dados. O novo sistema também garante ao contribuinte melhor controle de despesas através do acesso online a todas as notas fiscais de compras realizadas mensalmente.
Como ressalta o secretário da Fazenda, George Santoro, o projeto tem peso importante já que altera e aprimora toda a forma de trabalho no varejo e interfere diretamente na rotina de compras dos consumidores.
“Muda o varejo, a visão, a forma da trabalhar. Substituiremos os equipamentos, que geram nas empresas custos relevantes, por um software gratuito que torna as transações mais rápidas, seguras e ainda elimina o uso do papel. O novo modelo simplifica o trabalho das empresas nas relações de compra e venda e ainda torna a gestão de informações pela Fazenda mais eficaz”, explica Santoro.
Com o lançamento no dia 1º de setembro, a Sefaz apresentará calendário gradual de implantação da NFC-e em Alagoas. De acordo com Santoro, o software deve ser disponibilizado às empresas no mês de dezembro deste ano para que a partir de janeiro de 2016 o sistema possa ser utilizado em etapa piloto.
Para execução do projeto, a Sefaz está investindo em estrutura de tecnologia e segurança da informação, com banco de dados otimizado que garanta o sigilo das informações dos contribuintes e com capacidade para processar todo o novo volume de dados gerados em tempo real pela implantação da NFC-e.
Últimas notícias
Governo avalia viabilidade do programa Tarifa Zero no transporte metropolitano
Prefeito Theobaldo Cintra reforça compromisso com a manutenção de poços artesianos em Major Izidoro
Confusão generalizada é registrada em bloco famoso pelo 2º ano consecutivo em Maceió
Professores concentram maioria das aposentadorias concedidas pela Prefeitura de Arapiraca
Câmara de Arapiraca abre processo para contratar sistema de votação eletrônica
Volta às aulas mobiliza redes estadual e municipal de ensino em Alagoas e Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
