Sesau conhece projeto de cartilha para prevenir o câncer bucal em Alagoas
Dados revelam que o câncer de boca afeta principalmente pessoas a partir dos 50 anos e, geralmente, quando é detectado, já se encontra em estado avançado, levando à morte em apenas um ano. Os fatores que mais contribuem são o tabagismo, falta de higiene bucal, além da alimentação.
Baseado nessa estatística, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu apresentação do projeto voltado para a prevenção do câncer de boca, de autoria da professora do Centro Universitário Cesmac Sônia Ferreira, durante a III Oficina Científica. O evento foi coordenado pela Gerência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Socorro Ferreira informou que a maioria dos casos ocorre no interior do Estado e afeta principalmente os homens.
Durante sua exposição, a professora disse que o projeto foi realizado no PAM Salgadinho, onde analfabetos e analfabetos funcionais participaram de uma campanha de rastreamento de câncer de boca, através de oficinas lúdicas. No período da ação, as pessoas desenhavam o que entendiam por câncer bucal, como deveria ser feito o tratamento e a prevenção. O resultado desse trabalho foi uma cartilha e calendário, que tiveram uma procura surpreendente.
A proposta da professora é fazer uma reedição da cartilha e do calendário para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção. A ideia é que seja trabalhada em conjunto com a Atenção Básica e com os educadores, que podem desenvolver tarefas com os estudantes que serão multiplicadores em seu lar e sua comunidade.
A gerente de Ciência e Tecnologia da Sesau, Fátima Lima, afirmou que a apresentação do projeto, realizado através do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS).
A ação visa aproximar a pesquisa dos serviços de saúde. Com isso, serão realizados encontros voltados para discussão sobre como aplicar de forma prática os ensinamentos nas unidades de saúde e no Programa Saúde na Escola (PSE).
Últimas notícias
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Mulher morta a facadas na Ponta Verde era natural de Arapiraca
[Vídeo] Caminhão dos Bombeiros capota e deixa três militares presos às ferragens em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
